Movimento do Grupo de Afinidade do Grupo Boticário possibilitou mudanças internas em prol da diversidade e inclusão nas fábricas
Para muitas pessoas o cabelo é sua coroa, pois reafirma sua identidade, mostra para sociedade e para si mesmo quem realmente é. No Grupo Boticário, a temática é tratada com seriedade, a exemplo disso, iniciativas lideradas pelo Grupo de Afinidade de Equidade Racial resultaram em transformações concretas e relevantes para colaboradores e colaboradoras das fábricas de Camaçari (BA) e São José dos Pinhais (PR).
O “Projeto Realeza”, idealizado inicialmente por colaboradoras baianas, que atuam em Camaçari, tem como objetivo fornecer toucas direcionadas para o público de cabelos crespos, cacheados e trançados, contribuindo para a diversidade e inclusão.
O setor industrial tem regras de qualidade que devem ser cumpridas. Uma delas é a RDC48, que institui que as toucas, que fazem parte dos Equipamentos de Proteção do Produto – EPPs, precisam cobrir os cabelos e as orelhas. O que parece fácil para algumas pessoas, pode ser uma tarefa desconfortável para outras. Diante das diferentes necessidades de cada colaborador, e com o incentivo de lideranças do Grupo Boticário, o Grupo de Afinidade foi fundamental para a escolha de uma solução mais inclusiva, que passa a ser oferecida para toda a empresa.
“Vimos que o pessoal do DaMinhaCor estava produzindo toucas com diâmetro maior do que era oferecido no mercado e resolvemos testar. Percebemos que o diâmetro precisava ser ainda maior, demos o feedback para o fornecedor, que não apenas nos escutou, como também realizou as mudanças necessárias”, diz Isis Vidal, Engenheira de Processos do GB.
“A nova touca cobre completamente nossos cabelos e orelhas, além de ser mais confortável, também reduz o resíduo gerado. Antes, era necessário usar três ou quatro para atender à regra de qualidade, agora apenas um item já é suficiente”, explica Nádia Costa, Técnica de Meio Ambiente do Grupo Boticário.
Para definição do produto adequado, contratação, compra e disponibilização nas fábricas, diversos setores da companhia foram envolvidos. O engajamento despertou a atenção da liderança da empresa:
As toucas em tamanhos maiores já estão disponíveis nas fábricas de Camaçari (BA) e São José dos Pinhas (PR), e serão distribuídas às demais localidades de acordo com a demanda de colaboradores. Com a adoção do item em novo formato, a expectativa é de que haja uma diminuição de 56% no resíduo gerado individualmente, isso porque, cada pessoa passará a utilizar apenas uma touca.