Circuito Filmes que Voam! apresenta sessão de curtas e longa “O caso do Homem Errado”. Sessão conta com a presença do ativista político Renato Freitas

O projeto Circuito Filmes que Voam! realiza mais uma sessão de cinema gratuita. Desta vez os filmes serão exibidos no Espaço Cultural Alagados, localizado no bairro do Uruguai, dia 27 de maio (terça-feira). Idealizado pela produtora e distribuidora Borboleta Filmes, o projeto tem como missão promover a circulação de obras audiovisuais nacionais, debates e formações, usando o cinema como ferramenta de transformação social.
A programação conta com duas sessões de filmes. Às 15h, serão exibidos os curtas “Quarta-feira” (Alemanha, 2023), dirigido por Bárbara Santos e João Pedro Prado; “Mãe Solo” (Bahia, 2021), dirigido por Camila de Moraes e “Você” (Rio de Janeiro, 2024), dirigido por Elisa Bessa. Às 19h será exibido o documentário “O Caso do Homem Errado” (Rio Grande do Sul, 2017), dirigido por Camila de Moraes.
O Circuito Filmes que Voam tem como missão democratizar o acesso ao cinema e fortalecer a formação cultural em espaços periféricos. Além das exibições itinerantes, a iniciativa aposta no estímulo ao protagonismo cultural da população negra e na formação de redes locais.
Cinema, Direito e Racismo Institucional

Renato Freitas – Foto Rogério Machado
Na sessão do documentário o projeto receberá como convidado um grande líder da atualidade que se mobiliza pelos direitos da população negra, o deputado estadual do Paraná Renato Freitas. Filho de migrante paraibana, Renato formou-se advogado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. É pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência e também um dos fundadores do Núcleo Periférico, ONG que realiza ações sociais para comunidades, pessoas em situação de rua e egressos do sistema penitenciário na região de Curitiba.
Renato traz sua vivência na periferia e com a cultura hip hop para dialogar com o tema central do filme “O Caso do Homem Errado” (Assista o Trailer Aqui). O longa conta a história real de Júlio César de Melo Pinto, operário negro assassinado pela Brigada Militar nos anos 1980 em Porto Alegre. O filme denuncia o racismo institucional e a violência policial que ainda marcam a história brasileira.
Programação: Sessões de Cinema – 27/05 (terça-feira)
Entrada Gratuita
Sessão de Curtas-Metragens – 15h
A sessão reúne três curtas que abordam temáticas urgentes com sensibilidade e potência estética:
- Quarta-Feira | Musical | 29’ | Bárbara Santos e João Pedro Prado | Alemanha, 2023
Um musical pungente sobre racismo estrutural e violência policial, vivido por uma mãe e sua filha no último dia de Carnaval. A obra se destaca pelo uso inovador de ritmos brasileiros em meio a uma narrativa de dor e resistência. Classificação: 12 anos - Mãe Solo | Documentário | 15’ | Camila de Moraes | Bahia, 2021
O curta retrata a realidade de mães solo, expondo as sobrecargas e os desafios enfrentados por mulheres que criam seus filhos sozinhas. Classificação: Livre - Você | Documentário | 7’ | Elisa Bessa | Rio de Janeiro, 2024
Através de uma conversa telefônica real, o filme revela a solidão masculina em grandes centros urbanos. Classificação: 10 anos
Sessão de Longa-Metragem – 19h
- O Caso do Homem Errado | Documentário | 77’ | Camila de Moraes | RS, 2017
A história real de Júlio César de Melo Pinto, operário negro assassinado pela Brigada Militar nos anos 1980 em Porto Alegre, é retratada com profundidade e rigor documental. O filme denuncia o racismo institucional e a violência policial que ainda marcam a história brasileira. Classificação: 15 anos
Convidado: Renato Freitas – Deputado Estadual do Paraná
O projeto Circuito Filmes que Voam! foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), com coordenação do Ministério da Cultura.
SERVIÇO
Circuito Filmes que Voam!
Sessão de cinema – Gratuito
27 de maio (terça)
Espaço Cultural Alagados (Uruguai)
15h – Sessão de Curtas
19h – Documentário “O Caso do Homem Errado”