15/11/2018 | às 21h33
Nos dias 09 e 10 deste mês, o bairro Nordeste de Amaralina recebeu o projeto “Belezas Crespas”que consiste em ações que reafirmam a beleza e ancestralidade contidas no cabelo crespo.
No Primeiro dia, foi realizada a oficina “Meu Crespo, Minha Raiz”, onde as meninas foram convidadas a reflexão sobre a importância do cabelo e a transformação de padrões estéticos ao longo da história. No segundo dia aconteceu o ensaio fotográfico que dá nome ao projeto: Belezas Crespas. Meninas de 7 a 19 anos participaram do ensaio realizado nas ruas do Vale das Pedrinhas e Nordeste de Amaralina.
O projeto que tem por slogan ”enaltecendo a estética negra das meninas do Nordeste de Amaralina”, foi idealizado pela historiadora Denise Santos e pela antropóloga Mai Meincke. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a autoestima das meninas negras e valorizar a estética do cabelo crespo.
“O ensaio tem como intuito refletir sobre ser mulher e o empoderamento por meio do cabelo crespo, bem como ressignificar positivamente a ideia de usá-lo e assumi-lo como símbolo de resistência e construção da identidade negra” ressalta Denise Santos, idealizadora.
Yasmin, 10 anos, declarou sobre a participação no projeto ”eu me sinto bem! O racismo tá demais. A gente precisa se amar.”
As fotos do ensaio serão disponibilizadas no fim de novembro. Nas próximas edições do projeto meninos do também serão contemplados.
Da Redação do Correio Nagô,