O Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal prorrogam até o dia 28 de junho (terça-feira), às 17h, as inscrições para o edital Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022 – Ciências e tecnologias em perspectiva com os saberes afro-brasileiros. O projeto, um dos primeiros grandes desdobramentos da plataforma Ancestralidades – lançada em novembro de 2021 pelas duas instituições reunindo informações e reflexões sobre a ancestralidade negra brasileira –, é direcionado para pessoas físicas pretas e pardas maiores de 18 anos, que podem se inscrever gratuitamente no link dentro da plataforma https://www.ancestralidades.org.br.
O edital Ancestralidades é aberto a projetos divididos nas categorias Pesquisa em Andamento e Pesquisa Concluída, podendo estar ligados tanto à academia como a coletivos, centros de pesquisas, instituições, observatórios e a organizações da sociedade civil. Os projetos inscritos devem ser voltados a uma das três temáticas propostas: Tecnologias ancestrais afro-brasileiras aplicadas à contemporaneidade; Desenvolvimento territorial, regeneração ambiental, ecologia e revitalização urbana e rural; e Ética e justiça racial nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Ao todo, serão contemplados até 12 projetos. Os selecionados na categoria Pesquisa em Andamento receberão R$ 10 mil, cada um, e R$ 15 mil os contemplados em Pesquisa Concluída. O anúncio dos premiados está previsto para o dia 18 de novembro de 2022, também pela plataforma Ancestralidades.