Produtora do longa, a equipe da Impulso Filmes também marcou presença na noite de abertura do festival, que vai até dia 15 de novembro
Com o Cineteatro São Luiz de casa cheia, ocorreu a abertura do 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema na noite do último sábado (9). Esta edição vai até o dia 15 de novembro com a programação inteiramente gratuita. Além de celebrar os 100 anos do cinema cearense e homenagear os 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), houve a première mundial do documentário “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, de Joel Zito. Além do diretor, parte da equipe da produtora Impulso Filmes esteve presente na apresentação do longa: o produtor Daniel Couto, o diretor de fotografia Kiko Barbosa e o corroteirista Itamar Dantas. O filme foi selecionado para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” resgata a trajetória da companhia de teatro de revista Brasiliana, que percorreu mais de 90 países ao longo de seus 25 anos de atividade.
Antes da exibição do longa para o público, Joel Zito destacou: “Estudo a cultura negra há anos, mas eu não conhecia essa história a fundo. Adoro fazer filmes de arquivo e quero que as pessoas acreditem na potência desse grupo de bailarinos negros”. Diretor de fotografia do longa, Kiko Barbosa ressaltou: “O filme é fundamental para que as pessoas possam entender esse outro lado do Brasil que ficou escondido por muito tempo”. O 34º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Parceria: Canal Brasil e Sales e Medeiros Advogados. Conta ainda com o patrocínio direto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Ambev, da Freitas, do Itaú, da Nacional Gás e da Esmaltec através da Lei Rouanet A programação completa pode ser consultada no www.cineceara.com.