O líder quilombola João da Conceição do Santos, de 37 anos, mais conhecido por João do Mangal morreu na noite da última terça-feira (04) em um acidente entre as agrovilas 08 e 10 na cidade de Serra do Ramalho (BA).
João era da Comunidade Quilombola Mangal Barro Vermelho, em Serra do ramalho, e atuava no movimento Coordenação Estadual dos Trabalhadores Acampados e Assentados – CETA e dava suas contribuições a CPT e CRQ, em especial dentro da sua comunidade onde era muito querido. Estava no último semestre do curso de Direito da UNEB com previsão de formatura para dezembro.
A professora da UNEB Gilsely Barreto informou ao Portal Correio Nagô que a previsão para o sepultamento é para esta esta quinta-feira (06), no final da manhã na Comunidade Quilombola Mangal Barro Vermelho. No entanto, Gilsely acrescentou que a precisão depende da finalização do trabalho do IML em Bom Jesus da Lapa.
O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) divulgou nota de pesar. “Lamentamos profundamente a perda do João Santos e consequentemente a interrupção do seu sonho de tornar-se advogado popular para defender os direitos do seu povo e do seus territórios. Deixamos aqui o nosso pesar e sinceros sentimentos de solidariedade a toda Turma Eugenio Lyra, familiares, amig@s, reafirmando a continuidade da luta pela Terra, Territorio, Água, Floresta e o Direito”, diz trecho.
Em nota também, a Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais – AATR/Bahia lamentou a perda. “Fazemos votos de manter sempre viva sua memória nas lutas que enfrentamos todos os dias, ao lado e em defesa dos povos do campo; Joãozinho, presente!”.
Nas redes sociais, amigos e companheiros de luta de João expressaram tristeza. “Um assíduo defensor da sua comunidade e da bandeira da reforma agrária! Desbravava novos desafio na área do Direito, com certeza para fazer valer a luta pelas comunidades tradicionais quilombolas. Nosso sentimentos ao familiares, amigos e companheiros de luta. Ficam os legados de resistência quilombola, defesa do território e busca pelo desenvolvimento sustentável dos segmentos tradicionais da Bahia! João da Conceição presente, presente, presente!”, publicou, no Facebook, a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava em um veiculo Fiat Uno Way, placa NYP 6736 de Bom Jesus da Lapa, que bateu contra um animal que estava solto na pista. Com o impacto o carro saiu da pista e pegou fogo.
Joyce Melo é repórter do Portal Correio Nagô.