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Rádio resiste e continua presente no cotidiano brasileiro e mundial

São Paulo – Mais de um século após sua invenção, o rádio  – que nesta quarta-feira (13) tem seu Dia Mundial – contraria as previsões sobre seu fim, mantém-se como veículo de comunicação presente em ampla maioria dos domicílios e mostra capacidade de renovação e adaptação às novas tecnologias.

Paa a professora Sonia Virginia Moreira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), autora de livros sobre a história do veículo, a sobrevivência e a superação do rádio devem-se principalmente por ele estar sempre aberto, democrático e sensível a todas as transformações ocorridas no mundo desde seu surgimento (leia abaixo).

“É um meio que consegue se adaptar a situações muito distintas. Quando surgiu a televisão, o rádio viveu seu maior momento de crise, mas conseguiu se superar em pouco tempo, renovando a linguagem, como meio de comunicação prestador de serviços e canal de entreternimento. Mais recentemente, o rádio integrado à internet vem comprovar essa maleabilidade do meio”, diz a professora.

O Dia Mundial do Rádio foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2011. A data, proposta pela Academia Espanhola de Rádio, foi escolhida por ter sido o dia da criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946.

Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ele está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.

O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam  cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e  smartphones . Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.

O Brasil tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que

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