Home » Revista » “Re:Uso” apresenta palestras, oficinas de produção e residência artística em Belo Horizonte | Funarte

“Re:Uso” apresenta palestras, oficinas de produção e residência artística em Belo Horizonte | Funarte

Projeto Re:Uso – Foto Divulgação

Projeto Re:Uso – Foto Divulgação

Tendo como base de pesquisa a especulação imobiliária dos grandes centros urbanos, o projeto Re:Uso visa entender a dinâmica do processo de expansão e como ocorre a transformação da área afetada. Seis artistas foram selecionados pelo JA.CA – Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia , de Belo Horizonte (MG), para participar do projeto de residência itinerante Semana Aberta da Residência Re:Uso . A primeira etapa ocorrerá entre os dias 8 e 12 de abril, das 13h às 18h, no Jardim Canadá.

Estão sendo oferecidas ao público 24 vagas para palestras e oficinas com os seis artistas residentes selecionados –  Gabriel Nast – Itajubá (SC); Ricardo Villa (SP); Rafael RG – Guarulhos (SP), Camila Otto e André Hauck (BH) e Yuri Barros – Belém (PA) – e com a equipe do JA.CA, que coordenará as ações. As atividades têm entrada gratuita e estão abertas a estudantes e artistas interessados em participar de atividades interdisciplinares e colaborativas que estimulem a pesquisa em torno do aproveitamento de material descartado para a criação de intervenções nos polos urbanos.

Interessados em participar da Semana Aberta da Residência Re:Uso devem enviar nome completo, telefone e currículo resumido para o e-mail: info@jacaarte.org . Esta primeira residência contará com a presença dos seis artistas selecionados. No mês de maio, três deles vão para Salvador (BA) e, em junho, os outros três seguirão para Belém (PA).

Sobre o trabalho dos artistas na Semana Aberta da Residência Re:Uso

Gabriel Nast (Itajubá – SP) pretende transcender a linguagem do grafite através da reutilização dos madeirites velhos utilizados nas construções criando suportes. “Peles” que recebem a pintura, os desenhos, os recortes e as palavras.

Ricardo Villa (SP) desenvolverá  Distopia , que consiste na produção de esculturas em concreto no formato de pequenos diamantes. As esculturas são orginalmente produzidas a partir de resíduos de demolição, cimento, areia e pedrisco, podendo adaptar-se à oferta de materiais possíveis da região designada para a residência.

Rafael RG (Guarulhos – SP) desenvolverá “Bem-vindo ao Jardim Xavier”, uma intervenção constituída da construção e registro fotográfico de um monumento (letras

scroll to top