De 11 a 16 de setembro, Recife vai sediar a 12ª edição do Congresso de Pesquisadores/as Negros/as, o COPENE. O evento pretende reunir intelectuais, professores/as, pesquisadores/as e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros.
As inscrições para participação no COPENE estão abertas: para submissão de trabalhos nas sessões temáticas, o prazo (que se encerraria nesta semana) foi prorrogado para 27 de junho. As inscrições para as demais atividades serão posteriormente divulgadas nas redes do congresso. Mais informações sobre a programação do 12º COPENE podem ser obtidas acessando o site copene2022.abpn.org.br. e pelo Instagram @copenenacional.
O evento será realizado de maneira híbrida. As Sessões Temáticas (que equivalem aos Grupos de Trabalho – GTs), as Mesas Redondas, os Minicursos e as Oficinas serão realizadas remotamente. Demais atividades acontecerão de maneira presencial – tais como as apresentações culturais, o encontro do Fórum Nacional de Articulação de Psicólogos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP), a reunião do Fórum Nacional de Professores/as Africanos/as no Brasil e o Fórum de Educação Básica. Para estas e demais atividades presenciais, a fim de garantir os protocolos de biossegurança, haverá o controle e segurança da circulação de pessoas até 70% da ocupação das instalações.