Nos dias 17,18 e 19 de abril, no Rio de Janeiro, será realizado o Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico 2013, no Museu Nacional de Belas Artes (Centro) e na Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O evento é uma iniciativa do British Council, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Antonio Grassi, presidente da Funarte, estará presente ao evento no dia 18, quinta-feira, pela manhã. O Unlimited – Arte sem Limites , ligado ao Fórum, será realizado nos dias 20 e 21 de abril, (sábado e domingo), no Sesc Madureira. O festival inclui filmes e apresentações, exposição e oficinas, abertas ao público.
O Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico visa a promover o diálogo entre os representantes das Olimpíadas Culturais de Londres e das instituições brasileiras que vão atuar na programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres, antecipando questões que possam inspirar a Rio 2016, a partir dos aprendizados e sucessos do Festival London 2012. A iniciativa reuniu mais de 19,5 milhões de pessoas em 12 semanas de ações culturais, com 25 mil artistas envolvidos.
O festival Unlimited inclui oficinas de dança, teatro, música e performance. Todas são abertas ao qualquer pessoa que tenha interesse em artes performáticas – portadora ou não de deficiência, mediante inscrição prévia. Não é necessário ter nenhuma experiência. A exposição do festival reúne trabalhos produzidos por 30 artistas britânicos, com e sem deficiência, durante a Olimpíada Cultural de Londres 2012, no festival, que acompanhou os Jogos Paraolímpicos. O Unlimited é realizado pelo British Council, em parceria com a People’s Palace Projects e o SESC (Serviço Social do Comércio), e tem apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Para Antonio Grassi, presidente da Funarte, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos oferecem uma oportunidade única para Brasil de difundir sua presença cultural, no país e pelo mundo. “O Fórum abrirá um debate importante com o setor cultural brasileiro e vai iniciar uma troca de ideias com a equipe britânica que realizou as Olimpíadas