Está aberta a chamada para construção, mobilização e articulação do 2º Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas (2º ENNJF), que será realizado de 06 a 09 de setembro, em São Paulo.
Em Salvador, a reunião ampliada de mobilização rumo ao encontro acontecerá no dia 19 de abril, das 18h às 21h, na sede da Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), no Pelourinho.
Para participar da reunião ampliada em Salvador basta ser uma jovem negra e estar com vontade de construir o 2º ENNJF. Para aquelas que não poderão estar no local, a página do evento estará transmitindo a reunião online.
O objetivo do encontro nacional é fortalecer as ações de negras jovens feministas inseridas nos diferentes espaços e esferas políticas, com foco na relação intergeracional, para elaboração de estratégias de atuação capazes de promover o bem viver da população negra no contexto do pós Marcha das Mulheres Negras.
“A expectativa é passar confiança, construir uma agenda, e analisar quais são as pautas das jovens negras da bahia inegociáveis, quais são as nossa inquietações, o que a gente quer cobrar enquanto direito, o que a gente quer dizer enquanto jovens negras feministas”, argumenta a articuladora Ana Rosário.
A partir da reunião, a pretensão é criar comissões de comunicação, articulação, mobilização e captação de recursos para possibilitar a mobilização de jovens para ir ao encontro. E discutir formas de adquirir ônibus, lanches e passagens para possibilitar a presença do estado da Bahia no encontro de Jovens Negras Feministas.
“A construção a gente pretende que seja coletiva e a gente quer descer de bonde. A Bahia tem que chegar em peso lá, a expectativa é que todas consigam participar”, acrescenta Ana Rosário.
Joyce Melo é repórter do Portal Correio Nagô.