Home » Blog » Direitos Humanos » Salvador amanhece com atividades no dia da Consciência Negra

Salvador amanhece com atividades no dia da Consciência Negra

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Redação Correio Nagô*

Amanhã (20), em homenagem ao dia da Consciência Negra, a cidade de Salvador vira palco de comemorações. Logo cedo, às 7h30, a Caminhada do Povo do Terreiro do Subúrbio leva a discussão das mortes de jovens negros na Bahia para as ruas da região. Fazendo referência, também, ao Extermínio da Juventude Negra, às 9 horas, a Praça da Sé traz a Lavagem da Estátua Zumbi dos Palmares.

Neste mesmo dia, com o tema 20 anos sem Lélia Gonzalez, a Marcha da Consciência Negra Conen-2014 ocupa o Campo Grande, às 14h e segue em direção à Praça da Sé.

Homenageando o ator e ativista Mário Gusmão, a partir das 15h, o bairro do Curuzu recebe a Caminhada da Reparação. Este cortejo sai da Liberdade e vai até o pelourinho.

Na tarde do dia 20 de novembro, acontece, no Shopping Piedade, das 17 até às 17h45, o Samba Vivo do Alerteiro. O evento terá uma mesa de debate sobre a questão étnico-racial na Bahia. Com a produtora Mazé Lúcio mediando, a historiadora Paloma Vanderlei, o diretor do Mídia Étnica, Paulo Rogério, a jornalista Patrícia Bernardes e a advogada Gabriela Ramos vão conduzir o assunto. Logo em seguida, o grupo Afro Muzenza encerra as atividades do Samba Vivo.

 

Dia da Consciência Negra

O 20 de novembro faz referência à morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A data foi instituída oficialmente no calendário no Brasil em 2011, através da Lei. 12.519

No estado da Bahia, Alagoinhas, Serrinha, Camaçari e Lauro de Freitas são exemplos de cidades que aderiram ao feriado no dia da Consciência Negra. A capital baiana não faz parte desta lista.

Dados coletados pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) mostram que 435 municípios e quatro estados brasileiros- Alagoas, Amapá, Rio de Janeiro e Mato Grosso- adotam o dia da Consciência Negra como feriado.

* Por Taciana Gacelin

scroll to top