Home » Revista » Salvador: Cotas poderão ser implantadas no serviço público municipal

Salvador: Cotas poderão ser implantadas no serviço público municipal

prefeito

Redação Correio Nagô* – A Prefeitura de Salvador poderá implantar um sistema de cotas no serviço público municipal, segundo anúncio feito pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (9). Durante um evento em que divulgou um decreto em que se criou um grupo de trabalho que vai “programar celebrações de conquistas afrodescendentes”, Neto destacou que pediu aos seus secretários que elaborem um projeto para a implementação das cotas.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Salvador)

Sem definir prazos, o prefeito explicou ainda que o grupo criado, formado por servidores das secretarias municipais da Educação, Reparação e Desenvolvimento, Turismo e Cultura, além da Fundação Gregório de Matos, ficará responsável pela programação das comemorações dos 125 anos da assinatura da Lei Áurea e os dez anos da edição da lei federal que institui a obrigatoriedade do estudo da história da África no currículo escolar do país.

“A data escolhida para assinatura do decreto marca os dez anos da promulgação da Lei nº 10639/2003, que implementa o estudo da História da África e da Cultura Afro-brasileira no currículo da rede pública do Brasil. Além disso, em 2013 se comemora os 125 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil; os 95 anos do Mestre Didi e o início da Década Internacional dos Povos Afrodescentes, instituída no início deste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, divulgou a assessoria da Prefeitura.

A assinatura do decreto foi realizada em frente na Enseada do Rio Vermelho, em frente a escultura cetro da Ancestralidade, de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, conhecido como Mestre Didi, escritor, artista plástico, e sacerdote baiano.

“É comum ouvir que Salvador é a cidade mais negra fora da África, mas não é comum a gente cultuar e enaltecer a luta e a riqueza cultural dos nossos ancestrais. O objetivo deste trabalho em conjunto é abrir portas e quebras paradigmas, o primeiro dele é a criação de cotas para ocupação de funções públicas em Salvador”, destacou.

O evento contou ainda com a presença do cantor e compositor Carlinhos Brown. O músico destacou que no próximo dia 15 dará uma coletiva sobre a criação do Afródromo, um quarto circuito para o carnaval no bairro do Comércio. Apesar de o Conselho do Carnaval ter divulgado que pediu à Prefeitura para não aprovar o projeto capitaneado por Brown, o cantor disse que na coletiva explicará como o projeto deve ser executado.

*Com informações da assessoria da Prefeitura de Salvador

scroll to top