F oto: Ronaldo Silva
O verão se aproxima e com ele o início dos ensaios dos blocos do carnaval baiano. Às quartas-feiras, os amantes do reggae e da batida percussiva do samba-reggae se encontram no Pelourinho, nos ensaios do Muzenza, um dos mais tradicionais blocos afro da Bahia. Nesta quarta-feira, 19 de dezembro , a partir das 20h , na Praça Tereza Batista , os tambores do Muzenza saúdam os convidados especiais: a beleza e musicalidade do Ilê Aiyê e o samba do É o Tchan , com Beto Jamaica e Cumpadre Washington. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).
Regravações – A música do Muzenza tornou-se conhecida nacionalmente e internacionalmente, através de shows, gravação de discos e regravações por artistas destacados do cenário musical brasileiro como: Daniela Mercury, que fez sucesso com a música Swing da cor (“Não me abandone / Não me desespere / Porque eu não posso ficar sem você”); Gal Costa, que gravou Brilho e Beleza (“O negro segura a cabeça com a mão e chora / E chora, sentindo a falta do rei”), Simone Moreno com A terra tremeu (“E a terra tremeu / O céu mudou de cor / O bloco do reggae chegou / Muzenza, Jamaica, Salvador”), Margareth Menezes com Povo vem ver (“Dança de Iaô”), além de Carlinhos Brown, Gilberto Gil, entre outros.
O Muzenza foi criado em 1981, no bairro da Liberdade, como tributo ao ícone da música reggae, Bob Marley, que morreu no mesmo ano. O suingue do reggae jamaicano em sintonia com a percussão baiana marca os desfiles do bloco pelo carnaval de Salvador, que traz canções de conscientização racial e igualdade entre os povos. Muzenza é um termo de origem bantu-kikongo, e é o nome dado aos iniciados nos candomblés de nação Angola.
Clipe – No verão 2012, o Muzenza participou do projeto Que bloco é esse? , da Petrobras, e recebeu a banda pernambucana Nação Zumbi para a gravação do clipe da música Rumpilé (Guerrilheiros da Jamaica) . Confira: http://www.youtube.com/watch?v=d7eif09Z-EM
Conheça mais o Muzenza: http://www.youtube.com/watch?v=EXrlx8LSfkQ
SERVIÇO
O que: ensaio do bloco afro Muzenza. Participação