Home » Blog » Salvador recebe nova edição do SSA Mapping 100% online

Salvador recebe nova edição do SSA Mapping 100% online

Foto: Camilo Lobo

Entre os dias 24 e 29 de agosto, as ruas de Salvador serão o palco para a nova edição do SSA Mapping exclusivamente em formato digital, com programação 100% online e gratuita. O Festival, que é o primeiro e o maior da Bahia, poderá ser conferido no canal do YouTube do Festival às 19h30. Aliando artes visuais, tecnologia, música e performances, o SSA Mapping reunirá artistas e público a mergulharem nas memórias de lutas do povo baiano, mirando seus projetores na fachada do Solar da Quinta do Tanque, que abriga a segunda maior instituição arquivista do país: o Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB.

Foto: Camilo Lobo

Mais uma vez, artistas da Bahia, do Brasil e do mundo irão projetar luzes e movimento em prédios emblemáticos da capital baiana. “A escolha do Solar da Quinta do Tanque segue a nossa política de ocupação de espaços públicos que carregam em si anos de História. E o Solar ainda traz esse diferencial de abarcar as memórias diversas, ao longo da nossa trajetória enquanto povo e sociedade, nos mais de 40 milhões de documentos do Arquivo Público do Estado. Ou seja, não só o prédio, como o que está dentro dele tem valor imensurável”, destaca a produtora e uma das idealizadoras do Festival, Lívia Cunha, que também assina a direção de programação artística e de comunicação.

A Mostra Principal reúne VJ Gabiru, artista baiano participante desde a 1a edição; o coletivo romeno MotionLab, formado por diretores criativos, animadores e designers interativos; e um duo formado pela carioca Carol Santana e a brasiliense VJ Grazzi (vencedora da Mostra Aberta 2018), com curadoria de Roberta Carvalho e a participação especial, nas vozes, de Gilberto Gil e Fran. Na Mostra Especial, participam o Coletivo Multimanas, formado por VJs mulheres de todo o Brasil; e o alagoano Weber Bagetti, premiado em 2018 na Mostra Aberta, que também participou da edição 2017 e agora retorna como convidado. Já a Mostra Especial Internacional conta com a parceria do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, reunindo o coletivo de arquitetos-VJs Ruestungsschmie.de, participante da Mostra Aberta de 2018 e que, este ano, traz uma obra multi-dimensional e multi-perspectiva; e ainda o artista visual berlinense Philipp Geist, vencedor do Prêmio Alemão de Desenho de Luz de 2013, pioneiro na técnica e conhecido dos brasileiros após projetar no Cristo Redentor em 2014.

Nara Couto. Foto: Diogo Andrade

Na Mostra Aberta, foram mais de 120 obras inscritas via Chamada Pública, das quais 41 selecionadas, reunindo artistas de Salvador e interior da Bahia aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais e o Distrito Federal, além de participações internacionais da Tailândia, Itália, França, Espanha e Colômbia. As obras trafegam pelas diversas linguagens visuais (vídeos, fotografias, videoperformances, videoarte, vídeo remix, desenhos, gravuras, gravura digital, animações 2D, 3D, arte virtual, gifs, imagem digital, entre outras) e concorrem a duas premiações, no valor de R$ 2 mil, definidas a partir de um júri composto pelos artistas da Mostra Principal e a curadora Roberta Carvalho, e mais uma votação aberta ao público, via YouTube, após seleção prévia do júri.

A programação ainda conta com as performances “Interação Música-Imagem”: espetáculos musicais e visuais pensados de forma conjunta. A cantora baiana Nara Couto se apresenta sob as luzes, cores e projeções da carioca Lê Pantoja. Já o rapper baiano Yan Cloud sobe ao palco em parceria com o Coletivo Bonke Music, cercado pelas projeções criadas pelo Muviu Estúdio Criativo e dirigidas por Bruno Zambelli.

O SSA Mapping também traz um bate-papo ao vivo com o Coletivo Multimanas sobre processos criativos de coletivos em quarentena; uma palestra com o coletivo alemão de arquitetos-Vjs sobre arquitetura e vídeo mapping; duas videoaulas da VJ University sobre princípios básicos de Cinema 4D e uso de câmeras em 360º. Todas as atividades são gratuitas e, após o encerramento do Festival, seguirão disponíveis no canal do YouTube.

Realizado pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o Festival SSA Mapping tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

Festival SSA Mapping 2021

Data: 24 a 29 de agosto

Programação (28 e 29 de agosto, às 19h30):

  • Mostra Principal: VJ Gabiru, MotionLab e Carol Santana + VJ Grazzi
  • Mostra Especial: Coletivo Multimanas e Weber Bagetti
  • Mostra Especial Internacional (parceria com o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife): ruestungsschmie.de e Philipp Geist
  • Mostra Aberta: 41 artistas (Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais e o Distrito Federal + Tailândia, Itália, França, Espanha e Colômbia)
  • Interação Música-Imagem:
    • Yan Cloud e Coletivo Bonke Music + Muviu Estúdio Criativo e Bruno Zambelli
    • Nara Couto + Lê Pantoja
  • Atividades extras (de 24 a 27 de agosto, às 19h30): Bate-papo ao vivo com o Coletivo Multimanas + palestra com o coletivo alemão de arquitetos-Vjs ruestungsschmie.de + vídeo-aulas da VJ University

Transmissão: YouTube SSA Mapping (youtube/ssamapping)

Mais informações: Instagram SSA Mapping (instagram.com/ssamapping)

scroll to top