Redação Correio Nagô – Cerca de cinco mil pessoas são esperadas para a IV marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não-Violência que será realizada nesta sexta-feira (14), em Salvador. A concentração será na Praça do Campo Grande às 15h. De lá, os participantes caminharão até a Praça Castro Alves, onde a manifestação será finalizada.
Em entrevista ao Portal Correio Nagô, o idealizador da macha e coordenador do Instituto Mão Amiga de Ação Social e Cidadania, Admir Santos, contou que a ação é resultado de um movimento internacional pela paz que ocorreu em 2009 em cem países, incluindo o Brasil.
“Salvador foi um dos oito estados que participaram em 2009. Recebemos 20 integrantes de países diferentes e na época nos reunimos com o governo do estado, Jaques Wagner, que recebeu esta comitiva e solicitou que as pastas dos secretariados dele se envolvessem nessas ações”, destacou Santos.
“A proposta é difundir a cultura da paz. Nós verificamos que na época e atualmente ainda existem grandes índices de violência contra o povo nordestino. Sabemos que a violência é geral, mas quando fazemos esse recorte encontramos uma violência muito grande contra o povo nordestino”, acrescentou.
A Marcha, que tem apoio do Portal Correio Nagô, terá ainda a participação de Lideranças de movimentos de outros estados como Maranhão, Pernambuco, Sergipe, entre outros. No dia 15, ocorrerá uma atividade interna. “Tem também pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro que abraçaram a ação e estão vindo para Salvador”, complementou o idealizador.