Home » Blog » Samba junino animará as ruas e largos do Pelourinho

Samba junino animará as ruas e largos do Pelourinho

Samba Junino encerra programação cultural do Pelourinho em Junho

IMG-20160629-WA0011

Uma das manifestações culturais típicas dos bairros da periferia de Salvador ganhará destaca no Centro Histórico da Cidade. O Samba Junino, ritmo que anima as noites juninas em arrastões por bairros como Federação, Liberdade, Engenho Velho de Brotas e outros, fará a festa no Pelourinho, na noite de 30 de junho (quinta-feira). É o I Festival da Liga de Samba Junino, que contará com apresentações gratuitas de mais de vinte grupos vindo de diversos bairros da cidade.

A festa começa nas ruas do Centro Histórico a partir de 18 horas com dois arrastões que irão ocupar os becos e ruas do Pelourinho. O primeiro arrastão sairá da Ladeira do Taboão com os grupos Mucum’G, Samba Fama, Os Molatos e Jorge Junino  em direção ao Largo Tereza Batista, onde acontecerá a apresentação dos sambas Leva eu, Bicho da Cana e Samba Chile a partir de 19h .

Mas, os festejos pelo Samba Junino não param por aí.  O outro arrastão também sai 18 horas do Cruzeiro de São Francisco com os grupos Tô Comendo Água, Unidos do Capim, Samba Balão de Ouro e Zumbaê em direção ao Largo Quincas Berro D’água, onde às 19 horas começará a apresentação no palco dos grupos Sambalança, Samba de Tamanco e Samba Neguinho.

Os soteropolitanos e turistas que chegarem mais tarde poderão acompanhar um terceiro arrastão que sai às 20h30 do Terreiro de Jesus com Samba do Morro, Mil Motivos, Samba Serra e Arrastão 100 Nome que segue para o Largo Pedro Archanjo. Encerrando as atividades, a partir de 22h30 terá o Sambão da Liga no Largo Pedro Archanjo.

LP Os Melhores Samba do São João da Bahia

LP Os Melhores Samba do São João da Bahia

Samba Junino é um movimento urbano de Salvador iniciado no final dos anos 70 e tem uma linguagem musical herdada do Samba de Caboclo. Os grupos de Samba Junino levam cultura e entretenimento para os bairros populares da capital baiana. No dia 19 de junho, representantes do Samba Junino deram entrada em processo para abertura de registro especial do Samba Junino como patrimônio imaterial de Salvador.

Serviço:
I Festival da Liga de Samba Junino
Quando: 30 de junho de 2016 a partir de 18 horas
Local: Ruas e Praças do Centro Histórico
Quanto: Gratuito

scroll to top