Home » Revista » São Luís (MA) recebe oficina de orientação aos editais de cultura negra do MinC e instituições vinculadas | Funarte

São Luís (MA) recebe oficina de orientação aos editais de cultura negra do MinC e instituições vinculadas | Funarte

Oficina Maranhão

Oficina Maranhão

No próximo dia 19 de fevereiro (terça-feira), das 14h às 21h, produtores, agentes e interessados em executar projetos voltados ao setor cultural, poderão receber orientações dos representantes regionais do MinC e da Funarte sobre o novos editais voltados para criadores e produtores negros. O encontro será realizado no Teatro Alcione Nazaré – Centro de Criatividade Odilo Costa Filho, na Rua Rampa do Comércio, nº 200, bairro Praia, no Centro de São Luís (MA). A “Oficina de Orientação aos Editais da Cultura Negra MinC / Funarte” tem entrada gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

O objetivo é orientar e esclarecer dúvidas a respeito dos novos editais do MinC e das instituições vinculadas. São eles: Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual ; Prêmio Funarte de Arte Negra ; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros , Edital de Apoio a Pesquisadores Negros e Edital de Seleção de Projeto para Implantação de 27 Pontos de Cultura Negra . A oficina contará com parceria da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial e da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão. Mesmo tendo como foco principal os editais, o encontro é aberto a todos os interessados em adquirir informações e estimular a troca de informações e parcerias.

Ainda em fevereiro, os estados do Rio Grande do Norte e do Piauí recebem a oficina nos dias  21 e 28 de fevereiro, respectivamente. Em Natal, o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP)  foi o local escolhido para a realização do encontro. As inscrições podem ser feitas por telefone ou por e-mail.  Já Piauí ainda terá o local definido. Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará já receberam a oficina.

Sobre os editais

Os cinco editais do Ministério da Cultura direcionados aos realizadores negros envolvem prêmios no valor total de R$ 9 milhões, que serão distribuídos entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica. As inscrições estarão abertas até 25 de março.

Estão envolvidos nesse trabalho a Secretaria do Audiovisual do MinC e as instituições vinculadas ao Ministério – Fundação Biblioteca

scroll to top