Home » Blog » Capoeira: Diretrizes do Plano de Salvaguarda serão debatidas em seminário na Bahia

Capoeira: Diretrizes do Plano de Salvaguarda serão debatidas em seminário na Bahia

O evento acontece dias 29 e 30 de abril, no Forte da Capoeira em Santo Antônio Além do Carmo

Seminário Estadual Salve a Capoeira_divulgação (1)

Foto: Divulgação

Capoeiristas de todo o estado estarão reunidos durante dois dias na capital baiana com o objetivo de aprovar o texto final do Plano de Salvaguarda, que vem sendo debatido e elaborado desde 2013, além de criar o Conselho Gestor da Capoeira na Bahia. Estas ações visam fomentar e proteger esta que é uma das manifestações culturais mais importantes da Bahia, garantindo que os saberes ligados a capoeira sejam preservados e transmitidos. Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia e Centro de Culturas Populares e Identitárias, o seminário estadual ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, sexta-feira e sábado, a partir das 8h, no Forte da Capoeira, localizado no bairro de Santo Antônio Além do Carmo.

No primeiro dia de encontro, dez grupos de trabalho – sendo que nove representam diferentes territórios baianos e um representa o segmento da Capoeira Angola – revisarão todas as diretrizes propostas por cada um deles e aprovarão o texto definitivo do Plano de Salvaguarda. Já o segundo dia será dedicado à escolha dos representantes do Conselho Gestor, que deverão tomar posse no mesmo dia. O seminário estadual é a última etapa de um longo processo de debates que durou três anos e mobilizou capoeiristas de toda a Bahia.

Seminários Salve a Capoeira

Cerca de mil capoeiristas de cem municípios baianos participaram dos seminários “Salve a Capoeira” realizados desde o final de 2013 para debater as diretrizes e ações do Plano de Salvaguarda. Ao todo, foram realizados nove seminários territoriais, nos quais foram criados grupos de trabalho para representar diferentes regiões do Estado. Os seminários foram realizados nas cidades de Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Livramento de Nossa Senhora, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Lençóis e Eunápolis.

Além dos nove seminários territoriais, no último dia 2 de abril foi realizado o último desta série de eventos, desta vez voltado apenas para o segmento da Capoeira Angola, única modalidade a ter um grupo de trabalho específico por ser considerada detentora de fundamentos da capoeira, tanto no seu repertório de movimentos e toques como na sua história.

Plano de Salvaguarda

Define diretrizes, ações e metas visando o apoio, salvaguarda e fomento à capoeira e seus conhecimentos relacionados aos toques, movimentos, histórias, mandingas e rituais dos velhos mestres, além de buscar estratégias para que os capoeiristas possam viver dignamente de sua arte. O plano é elaborado para um período de dez anos e as ações se dividem em quatro eixos: Identidade e Diversidade; Educação, Esporte e Lazer; Profissionalização e Regulamentação; e Fomento, Sustentabilidade e Internacionalização.

Conselho Gestor

Coletivo responsável por dialogar com o IPHAN e outros órgãos públicos para garantir o encaminhamento das ações previstas no plano. O conselho também participará da criação de políticas públicas voltadas para o segmento, além de possuir caráter deliberativo e executivo. Composto por representantes de todo o estado, a primeira gestão será composta por pessoas eleitas entre os dez grupos de trabalho formado durante os seminários Salve a Capoeira (2013-2016).

SERVIÇO

O quê: Seminário estadual para a Construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor da Capoeira na Bahia

Quando: 29 e 30 de abril

Horário: a partir das 8h

Onde: Forte da Capoeira, em Santo Antônio Além

scroll to top