Home » Blog » Seminário Nacional Brasil Sem Racismo é realizado em Salvador

Seminário Nacional Brasil Sem Racismo é realizado em Salvador

Encontro reunirá lideranças negras de todo o país, entre 31 de maio e 02 de junho, para debater a atual conjuntura política do Brasil e traçar estratégias frente ao racismo.

 

Criadora do espaço de resistência cultural Aparelha Luzia, Érica Malunguinhos é deputada estadual por São Paulo, e uma das convidadas do Seminário Nacional Brasil Sem Racismo.

Grupos, coletivos e pessoas de referência do movimento negro brasileiro realizam nas datas 31 de maio e 1º e 2 de junho de 2019, em Salvador (BA), o Seminário Nacional Brasil Sem Racismo: Povo Negro em Movimento, que trará grandes nomes da luta antirracista, como a deputada Estadual de São Paulo Érica Malunguinho (Psol) e as comunicadoras sociais Rosane Borges e Dulce Pereira.

O evento tem como objetivo analisar a conjuntura nacional sobre os principais temas cruciais para a população negra e organizar estratégias conjuntas para enfrentarmos o período que se apresenta de forma desafiadora, principalmente para o povo preto. Espera-se mobilizar mais de 300 pessoas nos três dias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de maio, por meio de ficha de inscrição online (Link: https://forms.gle/B3WHXhLKxLQ72K1L6) ou presencialmente na abertura. As vagas são limitadas.

Programação

A abertura oficial será na sexta-feira, 31 de maio, 18h, no Centro Cultural da Câmara de Salvador, na Praça Municipal, no Pelourinho, com presenças da jornalista Rosane Borges, da Mestre em Estudo de Linguagens, Lindinalva Barbosa (do Coletivo Luiza Bairros), do ativista político Luiz Alberto, da comunicadora social Dulce Pereira e da primeira trans eleita deputada estadual em São Paulo, Érica Malunguinho, com mediação de Geovan Bantu, especialista em raça e gênero.

O momento contará com apresentações culturais das cantoras Nara Couto, da percussionista Deise Fatuma, que integra o grupo instrumental feminino Pantera Negra, entre outros artistas.

Edson Cardoso é responsável por importantes iniciativas de comunicação negra como o Jornal do MNU e o Irohin.

Já nas datas 1º e 2 de junho, no Instituto Anísio Teixeira, em Sã Marcos, serão realizadas palestras, mesas e grupos de trabalho que reunirão ativistas e especialistas de todo o país, de diversas áreas de atuação, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Juventude, e etc.

Dentre os nomes confirmados para estes dois dias estão: o poeta e jornalista Edson Cardoso; pesquisadora sobre Justiça, Segurança Pública e Sistema Penitencial Ana Luiza Flauzina; a socióloga Mônica Francisco, deputada estadual pelo Psol-RJ, entre outros.

Campanha Brasil Sem Racismo convoca vontades, corpos em luta e chama geral para dialogar e alinhar estratégias de luta. Nem escravidão, nem ditadura!

scroll to top