Home » Blog » Seminário sensibiliza práticas contra o racismo em empresas e organizações

Seminário sensibiliza práticas contra o racismo em empresas e organizações

Criar propostas para orientação e implantação da promoção da igualdade racial nas empresas é a temática do Seminário Selo da Diversidade Étnico Racial, que durante todo o dia 1° de setembro, mobilizou ativistas, organizações e autoridades a discutir sobre a inclusão de negros e negras no mercado de trabalho de Salvador. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Reparação – SEMUR, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

Mesas, palestras com convidados especiais, como o economista e professor, Hélio Santos – presente no painel da ‘diversidade étnico-racial no ambiente empresarial’ -, cases de empresas já certificadas como o Salvador Shopping e o Shopping Center Lapa, além de iniciativas privadas que ainda não possuem o Selo, mas demonstram o interesse no engajamento da causa, como a Bio Extratus e Dow Brasil. “A Dow já ter uma política de diversidade bem divulgada, treinamentos obrigatórios sobre o tema para todos os funcionários e uma linha de denúncia para casos de ética e discriminação. Somente não tínhamos ainda um comitê afrodescendente local”, explica Daniela Franco, responsável pela comunicação e relacionamento com a comunidade da Dow Brasil. Ainda de acordo com Daniela, em abril, a empresa lançou um Comitê Afrodescendente de Aratu (AAN – African American Network), uma célula que atua na inclusão de profissionais afrodescendentes no mercado de trabalho, instalada na sede da empresa no Pólo Industrial de Aratu, Região Metropolitana de Salvador. “A gente entende que um time diverso gera um ambiente que agrega diferentes maneiras de pensar. Amplifica as possibilidades para a criatividade e a inovação. Além disso, amplia as possibilidades de atrair novos talentos”, completa Daniela.

Na mesa institucional de abertura do evento estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional da Bahia (ABRH), César Almeida, do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Jussara Rosa, a promotora do Ministério Público , Livia Maria Santana, a representante da Organização Internacional do Trabalho,Tais Dumêt, o secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Maurício Pestana, o subsecretário municipal da Reparação Cláudio Abdala e a secretária da Reparação, Ivete Alves do Sacramento.

Números

Mais de quarenta empresas possuem o Selo da Diversidade Étnico-Racial e assumiram o compromisso de, através de politicas de gestão, diversificar seu quadro de funcionários. Criando oportunidades de ascensão e competitividades dentro das organizações. Além da exposição dos cases de empresas interessadas, o Seminário também foi espaço de reconhecimento das empresas que já promovem a equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing.

Mais detalhes no site: reparacao.salvador.ba.gov.br

 

 

scroll to top