Organizador do livro Escravidão e suas sombras, lançado recentemente pela Editora, estará presente no III Encontro de São Lázaro
Redação Correio Nagô – Uma sessão de autógrafos com o historiador João José Reis será realizada nesta quarta-feira (12), em Salvador. Organizador do livro “Escravidão e suas sombras”, Reis, que é doutor em História pela University of Minnesota, participará da programação do III Encontro de São Lázaro, das 10h às 10h30.
A sessão é promovida pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). A obra reúne ensaios escritos pelos membros do grupo de pesquisa Escravidão e invenção da liberdade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia.
Para os organizadores, a história da escravidão é bem mais longa do que a da liberdade, que também pertence ao que eles denominam “sombras da escravidão”, fenômenos históricos que se projetam no tempo, para além da Abolição, ou se articulam com a instituição do cativeiro enquanto existiu.
Organizado em conjunto com Elciene Azevedo, Escravidão e suas sombras é constituído por nove capítulos, sendo um deles de autoria de Reis. O livro, segundo informações da Edufba, “trata de temas como violência do tráfico de escravos e rituais africanos, reunidos em histórias que permitem uma leitura plural, transigente e aberta sobre os personagens e as instituições que compuseram a paisagem da escravidão e da liberdade no Brasil”.