TERÇA DA BEMSSA
Bemba Trio recebe banda afro Muzenza
A segunda edição do projeto Terça da Bemssa, comandado pelo Bemba Trio, no Centro Histórico de Salvador, terá como convidado especial um dos mais tradicionais representantes da música negra da cidade: a banda do bloco afro Muzenza. O encontro será no dia 29 de janeiro, a partir das 19h, no Sesc Senac Pelourinho. O Bemba  é um movimento cultural que reúne os músicos Russo Passapusso, Fael 1º e DJ Raiz. A Terça da Bemssa  reforça a relação do trio com a sonoridade dos guetos musicais de Salvador, destacado na nova canção de trabalho Som que bomba no gueto, de  Fael 1º, que tem animado as apresentações do Bemba na cena baiana.
Â
Convidados – O Muzenza  foi criado em 1981, no bairro da Liberdade, como tributo ao Ãcone da música reggae, Bob Marley, que morreu no mesmo ano. O suingue do reggae jamaicano em sintonia com a percussão baiana marca os desfiles do bloco pelo carnaval, que traz canções de conscientização racial e igualdade entre os povos, ao som do samba reggae criado na Bahia.
Â
Bemba Trio –  Músicas com temas baianos que dão ênfase ao canto, valorizando palavras e sotaques regionais. Melodias e arranjos mesclados a ritmos globais e locais como o samba reggae,  chula, ragga,  repente e miame bass  que flertam com cadências do pagode baiano e do funk carioca. Essa é a fusão sonora doBemba Trio. Os cantores e músicos Russo Passapusso, Fael 1º e DJ Raiz usam o seletor, responsável pelas bases instrumentais, com sons psicodélicos e hipnóticos. As músicas passeiam por timbres agudos, médios e graves surgindo um estilo distinto e próximo ao do sound systems  (sistema de som), sem perder o tempero baiano.
Â
Fael 1º  é um artista multifacetário da arte urbana e alternativa. Suas linguagens perpassam pelo grafismo, e pelo ativismo social. Além do Bemba Trio, Fael faz parte do Ministério Público e Dubstereo. Já o cantor e compositor Russo PassaPusso é integrante dos projetos Dubstereo, Baiana System e Bemba Trio. Artista urbano e produtor cultural, DJ Raiz  intensificou sua pesquisa no gênero reggae,  especializando-se na vertente Dance Hall,  atuando como seletor