A São Paulo Turismo (SPTuris) lançou editais para propostas de expositores e comercialização de alimentos na praça de alimentação da II Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que será realizada entre os dias 18 e 20 de novembro de 2022, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento chega a sua segunda edição e são estimadas cerca de 6 mil pessoas por dia no Expo Center Norte, na capital paulista. Os interessados deverão se inscrever até às 18 horas do dia 21 de outubro de 2022, sexta-feira, enviando sua proposta para o endereço de e-mail expositor.expo@spturis.com.
Os editais selecionarão candidatos que comprovadamente exerçam atividades relacionadas à Cultura Negra. Para os expositores, é necessária a relação com uma das seguintes áreas: educação, saúde e empreendedorismo. Os interessados deverão enviar um portfólio da empresa com os produtos que serão comercializados ou divulgados, além de texto com resumo sobre a empresa, vídeo de até 1 minuto em formato horizontal falando sobre o negócio e documentos da empresa. Ao todo, serão selecionados 74 expositores.
Para aqueles que desejam um espaço na praça de alimentação do evento, é necessário comprovar o exercício de atividades de fornecimento de alimentos e bebidas, apresentar a documentação válida junto aos órgãos competentes e o cardápio que será oferecido na Expo. Cada estande de alimentação deverá obrigatoriamente servir pelo menos um alimento em seu cardápio relacionada a temática da culinária africana ou afro-brasileira, como por exemplo Acarajé, Caruru, Mungunzá, Pamonha, Cocada, Feijoada, dentre outros, e deverá oferecer opções vegetarianas ou veganas.
II Expo Internacional Dia da Consciência Negra – A II Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), apresentará ao público debates, apresentações musicais, história e cultura do movimento negro no país, em diversos ambientes tecnológicos e sensoriais. A montagem, que está a cargo da São Paulo Turismo, promove uma ponte entre passado, presente e futuro para discutir os 200 anos de luta do movimento negro no Brasil e as raízes do racismo, além de difundir a cultura negra e reafirmar a capital paulista como indutora do debate e das ações para promoção da igualdade racial no país e na América Latina.
Sucesso de público em sua primeira edição, o evento é uma das ações concebidas dentro da política pública São Paulo Farol Antirracista, lançada em 2021 pela prefeitura da cidade (em uma parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais e de Educação) para estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo estrutural a partir da educação e da conscientização. A iniciativa tem como objetivo colocar São Paulo como uma referência no combate ao racismo.
As informações completas dos editais podem ser consultadas em:
Expositores – (Expositor – Chamamento II Expo Internacional Dia da Consciência Negra – 2022 (SPTuris))
Praça de alimentação – (Praça de Alimentação – Chamamento II Expo Internacional Dia da Consciência Negra – 2022 (SPTuris))