Home » Manchete » Superação: Escritora baiana faz das suas vivências inspirações para livros

Superação: Escritora baiana faz das suas vivências inspirações para livros

Carolina Magalhães começou a escrever após ser diagnosticada com câncer de mama.

Carolina Magalhães, 34 anos, é publicitária e especialista em design estratégico, e trabalha no ramo de entretenimento há mais de 12 anos. Escrever um livro não estava nos planos da jovem, até que aos 29 anos ela foi diagnosticada com câncer de mama. Mesmo com todos os desafios impostos pela doença, Carolina conta que viu na escrita uma forma positiva de encarar o problema, pois muitas pessoas a viam como inspiração pela forma como ela conduzia a vida, mesmo com uma doença severa.

Após uma intensa batalha, que durou cerca de um ano e meio, em 2018 nasceu o seu primeiro livro “Mas nem parece que você tem câncer”. A escritora conta que o seu objetivo foi inspirar pessoas, “a proposta desse livro é ajudar outras mulheres em tratamento e fazer com que elas o enfrentem com outro olhar”, relata Carolina.

Esse foi o pontapé na vida da escritora, que não parou por aí. Além do livro autobiográfico, a baiana ja escreveu diversos títulos, todos usando como referência suas experiências de vida, temas como brincadeiras infantis sem gênero, um tabu na sociedade brasileira é tratado de forma leve nos seus livros.

Carolina também usa as redes sociais para falar sobre empoderamento, negritude, transição capilar e design voltado ao entretenimento.

Veja abaixo alguns livros lançados pela autora:

A menina que brincava de tudo 

Você já deve ter ouvido as frases: “Isso é brincadeira de menino!” ou “Menina não brinca disso”, não é? É a partir deste viés que o livro traz reflexos das vivências de infância da autora – no bairro do Santo Antônio Além do Carmo em Salvador, Bahia – que nunca restringiu a criatividade e deixava-se levar pelo objetivo principal: a diversão. A ideia é mostrar que brincadeira não tem gênero. Além disso, propor reflexões sobre o brincar e suas infinitas possibilidades sem imposições. Podemos ser o que quisermos ser! A infância é a fase que começam a ser moldados os nossos valores, nossas experiências… A intenção é, também, trazer as antigas brincadeiras de rua, sair da era da tecnologia e mostrar que também há diversão no off-line.

O livro conta com ilustrações feitas por Henrique Oliveira, 8, e Artur Oliveira, de 10 anos, primos da autora.

Casa da vó

O livro Casa de Vó reúne lembranças com afeto, cheiro de café quente e torradas. Recordações que carregam histórias que se cruzam e somadas nos fazem mais fortes, mais resistentes. Um compilado de recordações e registros familiares que, aposto, farão você se identificar. A saudade latente reforça a importância de cada uma delas e o legado com ensinamentos preciosos. De desenhos à histórias, do bom humor à emoção, dos risos às brincadeiras, eu aposto que você tem uma boa lembrança em uma Casa de Vó.

Livro de colorir turma da Amora

Para a diversão da criançada o livro conta com 12 páginas para colorir.

Mas nem parece que você tem câncer 

Autobiografia de Carolina Magalhães, mostra como a descoberta do câncer a fez refletir sobre toda a sua trajetória de vida e a ensinou como superar este e outros problemas cotidianos, falando da dificuldade de detectar alguns tipos de carcinomas para a avaliação do melhor tratamento e os obstáculos enfrentados para a liberação de cada procedimento através de planos de saúde. Além disso, enfatiza a importância da presença e do apoio da família, de amigos e da escolha de um bom corpo de profissionais médicos.

Os livros podem ser adquiridos através do site www.carolinamagalhaes.com ou pelo Instagram da escritora (@rolmagalhaes).

Alice Souza
Com supervisão de Valéria Lima

scroll to top