Até 17 de fevereiro, ocorre em Salvador o I Fórum Negro das Artes Cênicas, das 9h às 21h, em cada um dos dias. A entrada é gratuita.
O evento será realizado no Teatro Martim Gonçalves (Canela) e em outros espaços da Escola de Teatro.
Hoje (14), às 19h, tem o PRETato, projeto de experimentação cênica que surgiu em 2016, idealizado por estudantes pretos da Escola de Teatro da UFBA, que criaram a Organização Dandara Gusmão, e atualmente oferecem todas às terças-feiras a comunidade acadêmica e ao público em geral o acesso gratuito a cenas curtas protagonizados por Pretas e Pretos, tendo como objetivo pautar a falta de visibilidade negra na cena e currículo da instituição.
Entre os convidados do Fórum, estão professores como Inaicyra Falcão (Unicamp), Rosangela Malachias (Uerj), Toni Edison (Ufal), Carlindo Fausto (Unilab), Licko Turle (Unirio), Ivani Santana e o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual (Ufba). Também participam o ator e diretor Hilton Cobra (Cia. Negra Teatro Comuns), a diretora Fernanda Júlia (Nata), o ator e diretor Angelo Flávio (Cia. Abdias do Nascimento) e ainda os editores Marcus Guellwaar (Ogun´s Toques Negros) e Diego Pinheiro (Revista Barril).
O objetivo é discutir a inserção de referenciais da cultura negra no ensino, pesquisa e formação nos âmbitos da Graduação, Pós-graduação e Extensão da Universidade.
A programação conta ainda com videoconferências, ateliês temáticos, mostra artística, feira empreendedora, lançamento de publicações e roda de pesquisadores.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/forumnegro, com emissão de certificados para aqueles que comparecerem em 75% das atividades.
O evento é uma realização da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, contando com apoio institucional da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, da Pró-Reitoria de Extensão (ambas da Ufba), e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado.
Confira a programação:
13/02
9 às 12h – Credenciamento
14 às 17h
MESA 01: “Culturas negras, ensino, pesquisa e formação em Artes Cênicas – um convite à reflexão” – Inaicyra Falcão , Hilton Cobra. Mediação: Fernanda Júlia.
18 às 21h – Apresentação + Bate papo: YLÁ ILU (Solo de Sanara Rocha/ NATA)
14/02
9 às 12h – Ateliês Temáticos
14 às 17h
MESA 02: “Negras poéticas e processos I: Discurso negro como escritura cênica” – Ângelo Flávio, Fernanda Júlia e Toni Edson. Mediação: Tina Melo
19h – Conhecendo a Organização Dandara Gusmão: PRETato – 4 cenas curtas, com temática preta combativa ao fim das apresentações, plenária aberta para debate / Entrada franca / Sala 5
15/02
9 às 12h – Ateliês Temáticos
14 às 17h
MESA 03: “Negras poéticas e processos I: Cultura negra – poéticas e processos criativos em artes cênicas” – Evani Tavares, Tom Conceição. Mediação: Érico José
19h – Conhecendo a Organização Dandara Gusmão: AFROclube: Exibição da série “RAIZES”, seguido de plenária aberta para debate.
16/02
9 às 12h – Ateliês Temáticos
14 às 17h
MESA 04: “Negras práticas pedagógicas e epistêmicas”. Licko Turle, Rosangela Malachias, Carlindo Fausto. Mediação: Eliene Benício
18h – Leitura Dramática + Bate papo: Tenho medo de monólogo (Vera Lopes)
19h
MESA 05: “Editoriais Negros” – Marcus Guellwaar (Ogum´s Toques Negros), Diego Pinheiro (Revista Barril) . Mediação: Vera Lopes . * os participantes devem levar um livro de cabeceira.
20h – Lançamentos
17/02
9 às 12h – Videoconferências: Victor Ukaegbu (Inglaterra) – Mediação: Evani Tavares
Participação do grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual
14 às 17h
Roda de Pesquisadores/as: Arte e presença Negras. Mediação: Mabel Freitas e Erico José
18h
PLENÁRIA: “Avaliação e relatório das propostas elaboradas e perspectivas dos ateliês temáticos”
Conferência de Encerramento
20h – Apresentação + Bate papo: LÓTUS (solo de Danielle Anatólio)
Da Redação