Home » Blog » Cultura » Taraxacum: Escritora Andreza Féliz lança segundo livro

Taraxacum: Escritora Andreza Féliz lança segundo livro

Taraxacum é o nome científico do dente-de-leão. Também é o título do segundo livro da autora Andreza Félix, em parceria com o ilustrador Santiago Reis. Com a obra, Andreza se firma como representante de uma cultura para a diversidade, propondo o protagonismo negro na literatura infantil.

(Foto: Divulgação)

O livro é um convite para olhar. Olhar devagar e enxergar tudo que for possível. A narrativa de Taraxacum homenageia os interioranos do Brasil: mercadores, artesãos, feirantes, gente que vive em um micro mundo que parece que acabou, mas existe, persiste e encanta.

A obra é o encontro de interesses da autora: plantas e o mundo vivo. Para a escritora estar no meio da natureza a conecta com a existência no planeta, com algo além de sobreviver.

Segundo ela, esse foi o motivo central para criar a história, pensar que plantas e sementes fazem viagens possíveis. “Uma vez comecei um curso de fitoterapia e o professor falou algo que me marcou: a semente luta pela existência da planta. Ou seja, a flor, o fruto só existem para que a semente viva e continue o ciclo até um dia ser outra planta”, conta Andreza.

A escritora uniu os pontos com a teoria pedagógica que fala das crianças dente de leão: crianças que perseveram em ambientes adversos. “Comecei a pensar nessa planta, que nasce em fresta, que nasce em deserto, que nem é bonita, mas abre seu paraquedas e voa. Diligente e serena, buscando garantir a vida da sua espécie. Daí eu pensei, e se a gente pudesse levar uma criança para conhecer o mundo feito uma semente faz quando voa? Quanto mundo ela conhece?” indaga a autora.

scroll to top