Home » Blog » TCC aborda tratamento da Deficiência na Imprensa

TCC aborda tratamento da Deficiência na Imprensa

Ednilson Sacramento perdeu a visão em virtude de uma degeneração da retina chamada retinos e pigmentar, aos 33 anos. Hoje, aos 55, prestes a se firmar na profissão de jornalista, Edinilson apresenta nesta terça-feira (29) trabalho de conclusão de curso aborda tratamento das questões relacionadas à Deficiência na Imprensa.

Foto: Ramana Vasconcelos

A apresentação contará com interpretação de Libras e ocorrerá no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM) – UFBA – Campus Ondina, às 18h.

A invisibilidade é a palavra chave quando se lança uma lente sobre a história de lutas das pessoas com deficiência. No Brasil, somos quase 45 milhões e, apesar da vasta legislação que protege os direitos dessa população e a mobilização dos movimentos sociais, esses sujeitos ainda são citados como “etc”. Quando se faz referência às dimensões de gênero (mulheres ou população LGBT); etnia e raça, citando negros e negras e até mesmo na questão geracional quando nos referimos a crianças ou idosos, oculta-se as pessoas com deficiência através do “etc” ou pelo uso da expressão “tantos outros” – Ednilson Sacramento

Ao Blog Novo Olhar do G1, Ednilson conta que “a ideia de elaborar um produto editorial sobre o uso de terminologias relacionadas com o segmento de pessoas com deficiência teve origem na observação de dois cenários: a ausência de conteúdos que abordassem a temática na trajetória de estudantes de comunicação e a frequente publicação de matérias e reportagens sobre o tema ‘pessoas com deficiência’, divulgadas na imprensa sem o necessário diálogo ou análise crítica das novas abordagens e nomenclaturas do setor”.

 

scroll to top