Home » Blog » Terreiro Bate Folha é homenageado em Salvador

Terreiro Bate Folha é homenageado em Salvador

Na tarde desta quinta-feira (24), o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, foi palco de sessão especial em comemoração ao Centenário do Terreiro Manso Banduquenqué, mais conhecido como Terreiro do Bate Folha, localizado no bairro da Mata Escura, na capital baiana.

Para celebrar o Centenário, vasta diversidade de atividades integram a programação. Uma delas foi a sessão especial na Alba, que teve a cerimônia iniciada com toques de atabaques em louvor à Nbamburucema, orixá regente do Terreiro Bate Folha.

Na sequência, foi exibido um clipe produzido pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia sobre o cotidiano e a movimentação que acontecem no terreiro.

A mesa foi composta por membros do Terreiro, entre eles Cícero Rodrigues Franco Lima, o Tata Manguaxi, atual sacerdote da instituição. Tata Manguaxi compartilhou a importância de estar a frente de uma instituição tão prestigiada e ressaltou um dos motivos do seu prazer em comemorar essa data especial.

“Celebrar os 100 anos do Bate Folha é ser remetido à lembrança de todos aqueles que deixaram essa herança cultural e que, ainda hoje, perpetuamos com fé e resistência”, disse.

Participaram da mesa também representantes de órgãos públicos, como Sandra Regina, representando o Ministério Público do  Estado da Bahia e Ailton Ferreira, representando a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Sandra Regina, além de procuradora, é integrante do terreiro e ficou emocionada ao falar sobre a trajetória de resistência da instituição religiosa. “100 anos não são 100 dias. Manter esse povo unido durante esse tempo unifica e emociona a todos nesta tarde”, declarou.

Ela lembrou ainda que a data da fundação do Terreiro coincide com o dia consagrado ao Direitos Humanos, 10 de dezembro, quando se encerram as celebrações ao Centenário (veja programação abaixo).

Ao portal Correio Nagô, a professora e iniciada no terreiro há 16 anos Ana Amélia Cardoso revelou que sua tese de doutorado será voltada para a história do fundador do Bate Folha, Manoel Bernardino da Paixão, e ressalta a sua devoção pela casa. “Ser filha do Bate Folha é minha realização plena, essa comemoração é um registro importante do ponto de vista político”, relatou.

A cerimônia contou ainda com a exibição do grupo cultural de dança Companhia da Mata, que fez um espetáculo fazendo menção ao Orixá Oyá (entidade da tradição Ketu associada ao Inquice MBamburucema, dos Candomblés Angola).

Programação

O Terreiro Bate Folha preparou um cronograma com atividades que acontecerão nos meses de novembro e dezembro para dar continuidade às festividades, confira:

DIA 27/11/2016 – Missa religiosa em homenagem ao Centenário do Terreiro

  • 9h: Igreja dos Rosário dos Pretos; Pelourinho; Salvador/BA

DIAS 03 e 04/12/2016 – Seminário e Exposição Fotográfica: 100 Anos do Terreiro do Bate Folha, que utilizará registros adquiridos da história da instituição.
• Das 9h às 17h: Travessa São Jorge, 65E, Mata Escura; Salvador/BA

DIA 10/12/2016 – Festa de Nbamburucema
• 20h: Travessa São Jorge, 65E, Mata Escura; Salvador/BA

Marcelo Nascimento é reporter do Portal Correio Nagô

scroll to top