02/01/2017 | às 18h50
De 15 a 31 de janeiro, estão abertas as inscrições para o curso Pano-da-Costa: arte afro-brasileira de tecer, sob coordenação do artesão e líder religioso Antônio Dimas Bispo dos Santos. A atividade pretende incentivar a produção artesanal do Pano-da-Costa na comunidade do bairro de São Gonçalo e grande Cabula, em busca de geração de trabalho e renda, aumento da auto-estima, desenvolvimento artístico e resgate do artesanato herdado da cultura ancestral afro-descendente de tradição iorubá.
Inscrições devem ser realizadas no Ile Axe Iboro Ode, Segunda Travessa da Rua São Jorge, Nº 82, São Gonçalo – Cabula, em horário comercial).
Também conhecido como Pano de Alaká, o Pano-da-Costa é tecido com fios de algodão, fios de seda, em tear manual, e é de uso preponderantemente feminino. Tem a função de destacar o papel hierárquico e sacerdotal no Candomblé, além do seu aspecto social. Dessa forma, a intervenção artística afro-brasileira pode ampliar o significado da forma ritual e litúrgica dos instrumentos sagrados, e os transforma também em objetos de apreciação e contentamento no uso civil. Antonio Dimas é Babalorixá do Ilê Axé Axe Iborò Odé, onde o curso será realizado de 19 de fevereiro a 17 de agosto de 2018, de segunda a sexta, das 13h às 17h. O curso venceu o edital de economia criativa do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
Da Redação.