Teses da Onu para o empoderamento de mulheres inspira seleção de musa de bloco de afoxé em Juazeiro, Bahia
Texto e fotos de Márcia Guena, especial para o Correio Nagô
Empregando as sete teses da Organização das Nações Unidas (ONU) para o empoderamento das mulheres (teses da ONU), o afoxé Filhos de Zaze, primeiro afoxé da cidade de Juazeiro, Bahia, escolheu no último domingo, 5 de fevereiro, a musa do carnaval 2017.
A eleita foi Iuana Louise Santos, de 25 anos. Ela entrou no palco representando o Orixá Iansã. “Estou feliz em ter um espaço negro, para negros, com negros. Um carnaval empoderado para todos nós, sob as bênçãos de Oxum e Odé”, declarou. O segundo e terceiro lugares ficaram com Ana Beatriz, representando Oxum, e Vitória Santos, Nanã.
“Eu considerei importante destacar os pontos da ONU para que as mulheres tomem consciência do seu papel e busquem seu empoderamento. O mais importante é que tenhamos força para realizar nossos sonhos”, afirmou a coordenadora do concurso, Zenaide Rosa.
Na sua quarta edição, a seleção da musa do Afoxé Filhos de Zaze tem contribuído para a afirmação da estética negra na cidade de Juazeiro, que reúne 73% de população negra (pretos e pardos), dentre os seus 218 mil habitantes, de acordo com o último senso do IBGE.
O afoxé é sediado no bairro do Kidé, de forte tradição cultural afrobrasileira, com a presença de vários terreiros, como O Ase Ayra Onyndancor, origem de grande parte dessas iniciativas, e da Ong Naenda, que também trabalha com arte e cultura.
Há seis anos, o bloco ocupa as ruas do carnaval de Juazeiro, levando o discurso da afirmação religiosa, cultural e antirracista, como afirma o presidente do bloco, José Rosa. O Filhos de Zaze também está presente na cena cultural de Petrolina (PE), cidade vizinha, realizando apresentações no projeto Vale Dançar e no Aldeia do Velho Chico, um dos maiores eventos culturais da região.
Na mesma noite, o afoxé lançou uma coleção de roupas com motivos afros, resultado do trabalho do atelier de moda, montado com financiamento público, também no bairro do Kidé. O evento reuniu mais de 300 pessoas do bairro de Kidé e de outros pontos da cidade e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro e de comerciantes do bairro.
O desfile do afoxé Filhos de Zaze acontece no dia 11 de fevereiro, no Circuito Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) do Carnaval de Juazeiro 2017, com com concentração às 19h no shopping Águas Center.
Márcia Guena (marciaguena@gmail.com) é jornalista, fotógrafa e diretora do Departamento de Ciências Humanas / DCH III – Juazeiro, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).