Home » Blog » Tia Má é tema de pesquisa na Ufba

Tia Má é tema de pesquisa na Ufba

A trajetória da jornalista, humorista e influenciadora digital Maíra Azevedo, a Tia Má, é tema de pesquisa de mestrado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Reprodução: Superbonita/GNT

Como se forma uma influenciadora digital? Essa é a pergunta que direcionou a pesquisa que a também jornalista Juliana Brito apresentará dia 13 de junho, às 14h, na defesa pública de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, sob a orientação da professora doutora Graciela Natansohn. A defesa acontecerá no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina, e é aberta a todos os interessados.

Em entrevista ao portal Correio Nagô, a pesquisadora Juliana Brito explicou o que motivou a escolha da trajetória de Tia Má como objetivo de estudo. “Além do fato de Maíra Azevedo ser soteropolitana e uma das mulheres negras mais populares nas plataformas digitais, eu também achei muito interessante esse fenômeno de mulheres ‘comuns’ conseguindo atingir massivamente mulheres que a priori não são interessadas no feminismo, que não tem uma vivência política engajada quanto a estas questões de gênero e feminismo. O fato dela conseguir alcançar massivamente um público que a priori não se interessa por essas questões me moveu a fazer a pesquisa”, destacou.

O estudo integra o Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (GIG@/UFBA). No trabalho, Juliana Brito analisa vídeos realizados por Maíra Azevedo, conhecida nas plataformas digitais como Tia Má, que foram publicados em sua fanpage no Facebook e que abordam questões feministas e de gênero.

A fanpage de Tia Má possui, atualmente, mais de 500 mil seguidores, que se somam aos 369 mil no Instagram e os mais de 83 mil inscritos no canal do youtube. Maíra Azevedo também mantem uma participação constante no programa Encontro com Fátima, na TV Globo, dando conheço amorosos para a plateia e pautando temas da atualidade, sempre de forma inteligente e bem humorada. Tia Má ainda vem tendo experiências como atriz, protagonizando standup comedy e participando de peças de teatro, desenhos animados e filmes.

SERVIÇO:

O QUE: Defesa Pública da Dissertação de Mestrado “Tirando o sapatinho e botando o pé no chão: como se forma uma influenciadora digital”, de Juliana Brito.

QUANDO: 13/06/2019 (quinta-feira), às 14h

ONDE: Auditório 6B na Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina, Salvador-BA

Aberta ao público

Publicado por André Santana, em 10/06/2019

scroll to top