Traficar é um dos verbos mais falados em relação aos jovens da periferia. Mas, muitos que moram nos bairros marginalizados da capital baiana têm mudado sua realidade a partir da arte. É neste novo cenário que o poeta Sandro Sussuarana está inserido e faz do seu lugar de origem inspiração na escrita de seus poemas.
“Traficando Informação” é o título do novo livro que Sandro lança no dia 12 de março, durante o Sarau da Onça, o qual ele é um dos idealizadores. “Quando escrevi o poema que nomeia o livro ainda não tinha ideia da subjetividade que ele tem e do quanto ele também representa para mim. Nasci, cresci (e ainda continuo morando em um bairro periférico) onde a vizinhança esperava/torcia para que eu me tornasse um traficante, mas não de livros ou conhecimento. Recitando este poema, entendi tudo que ele resume: se me querem como traficante, serei. Mas, da minha escrevivência!”, afirma.
Este é o segundo livro solo do escritor. O autor destaca que a inspiração para escrevê-lo veio da fala – “chegar antes da bala” – do também poeta Giovanne Sobrevivente. A conexão dela com o título do poema que nomeia o livro fez com que Sandro também avaliasse o trabalho desenvolvido por ele nas escolas públicas de Salvador, do interior da Bahia e até em outros estados do Brasil.
O livro está em pré-venda até o dia 11 de março e o lançamento oficial, com sessão de autógrafos, será durante o Sarau da Onça do dia 12 de março, às 19h.