O Brasil é 10º país que mais mata jovens no mundo. Na madrugada deste sábado (24), em Salvador, o jovem Sidney Santos Nascimento, de 25 anos, conhecido como Cydrak Nascimento, foi vítima da violência que extermina a juventude, principalmente a população negra.
Cydrak foi vítima de um tiroteio no bairro da Liberdade, na Rua do Céu, próximo à entrada do Curuzu, quando voltava para casa.
Diferentemente da esperança cantada pelo jovem rapper, quando acordamos não será diferente. Infelizmente, a população negra brasileira é mais vulnerável à violência.
Atualmente, morrem 2,6 vezes mais afrodescendentes do que brancos por homicídios cometidos com armas de fogo, de acordo com o Mapa da Violência (2016), divulgado este mês.
Alex Sandro Santiago Amorim de Jesus, 23, e Fernando Silva Cerqueira, 30, também morreram no tiroteio. Não há informações sobre as circunstâncias dos assassinatos.
De acordo com dados da Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia, foram registradas 10 mortes no final de semana (das 00h00 de sábado às 23h59 de domingo).
Donminique Azevedo é repóter do Portal Correio Nagô.