Home » Revista » ‘Triloga Pirandello’, com Cacá Carvalho, chega ao Rio de Janeiro | Funarte

‘Triloga Pirandello’, com Cacá Carvalho, chega ao Rio de Janeiro | Funarte

Caca Carvalho -Trilogia Pirandello

Caca Carvalho -Trilogia Pirandello

O ator Cacá Carvalho volta aos palcos após sete anos de ausência, com a Trilogia Pirandello. Em cartaz no SESC-Rio desde 4 de abril, os três espetáculos de Luigi Pirandello – O Homem com a Flor na Boca, A Poltrona Escura e umnenhumcemmil –, compõem o retrato de um homem contemporâneo, com suas virtudes e fragilidades expostas. Os textos abrangem três momentos da obra do dramaturgo italiano: o texto teatral, novelas e o seu último romance. As peças, em temporada única até 28 de abril, são apresentadas às quintas, às sextas e aos sábados, às 21h e aos domingos, às 19h. Contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, a Trilogia Pirandello viajará para Vitoria e Santos, ao final da temporada carioca.

Apresentado às quintas, o espetáculo O Homem com a Flor na Boca fala de um homem consciente da finitude das coisas e da vida, dos particulares aparentemente comuns que compõem a existência, revelando a grandeza das coisas, a banalidade como são tratadas e a monotonia que torna a vida sem sabor.  O gosto estranho do dia a dia preso no fundo da garganta.

A Poltrona Escura, às sextas, traz a história de três homens irreverentes, poéticos e cheios de uma cruel consciência da nossa finitude. A peça é resultado de um estudo das novelas Os pés na grama , O carrinho de mão e O sopro , dos livros  Berecche e la Guerra e Candelora . Em 2004, o espetáculo foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Artes um dos cinco melhores do ano e rendeu o Prêmio Shell ao seu intérprete.

Para finalizar a viagem à Trilogia de Pirandello, aos sábados e domingos Cacá Carvalho mergulha no universo dos romances. umnenhumcemmil vem do romance homônimo, último escrito por Pirandello. Nele, o personagem Gengé, depois de um pueril comentário de sua mulher, descobre-se um outro e decide cancelar sua identidade, família e cultura e tornar-se nenhum, ‘um nenhum’.

A apresentação dos três espetáculos conduz o espectador a um mergulho na alma humana e nos questionamentos do homem contemporâneo tão bem traduzidos

scroll to top