Home » Revista » Trio Raízes da Bahia leva música de raiz para a Avenida no carnaval de Salvador

Trio Raízes da Bahia leva música de raiz para a Avenida no carnaval de Salvador

IMG 2070Redação Correio Nagô – Reunir artistas que “se afinam em prol da cultura popular da Bahia”. Este é objetivo do Trio Raízes da Bahia que vai levar para o circuito Osmar (Campo Grande), no domingo (10) de carnaval, artistas consagrados e outros desconhecidos do grande público.

No trio, estarão Roberto Mendes, Juliana Ribeiro, Camerata Popular da Bahia, A Volante do Sargento Bezerra e a Barquinha de Bom Jesus dos Pobres.

“O projeto, que teve seu aquecimento para folia do Momo, no Pelourinho, dia 29, reúne samba-de-roda, cancioneiro popular, música de câmara, cirandas, chulas, galopes, reisados, marchas, cordel, dentre outras vertentes culturais da Bahia”, divulgou a assessoria do projeto.

Ainda de acordo com a assessoria, o Trio Raízes da Bahia surgiu “da vontade de reunir os diversos ritmos cantados ao longo do território baiano, desde o que se canta no litoral, no recôncavo até o sertão baiano, formando um mosaico dos estilos que compõem as raízes musicais da Bahia”.

Roberto Mendes vai apresentar suas canções, gravadas por artistas consagrados, como Gal Costa, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Maria Creuza, Simone Moreno, Raimundo Sodré, Zezé Motta e Bethânia.

A cantora Juliana Ribeiro vai adicionar todo o seu chame e encanto ao projeto, apresentando as canções do seu primeiro CD “Amarelo”, que traz influências das mais diversas variações do samba, como lundu, o batuque, jongos, sembas angolanos, samba-de-umbigada, entre outros gêneros. Ela também vai interpretar sucessos de grandes artistas, como Leci Brandão, Edil Pacheco, Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Gerônimo, Edil Pacheco, Walmir Lima, Nelson Rufino e Riachão.

Já Dona Rita, da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, promete encher ainda mais de vida e alegria o circuito de Carnaval. Aos 74 anos, ela lidera o grupo de “baianas e baianos”, que tem a tradição de saudar Iemanjá todo o final de ano, quando sai de casa em casa, em busca de oferendas que são depositadas em uma barquinha e entregue à Rainha do mar na noite de Réveillon.

As cantigas de Berço, de Roda, Dramáticas, de Trabalho e de Vadiar vão ficar por conta da Camerata Popular da Bahia. O grupo, que surgiu há 10 anos, se apresenta pela segunda vez no Carnaval de Salvador, interpretando cantigas de domínio público, recolhidas no interior da Bahia, Pernambuco, Piaui, Paraíba, dentre outros estados do país.

IMG 2205No Trio Raízes da Bahia também haverá espaço para o tradicional forró. A Volante do Sargento Bezerra vai apresentar um repertório baseado nas músicas tradicionais das festas de São João, com ênfase nas marchinhas juninas cantadas e instrumentais, executadas com solos de guitarra baiana.

O Trio Raízes da Bahia é uma realização da Trevo Produções e DaCultura Projetos e Soluções, já tendo sido realizado pela primeira vez no Carnaval 2012 com Roberto Mendes, Barlavento, Wilson Aragão, Maviael Melo, Samba-de-roda de Quingoma e a Camerata Popular do Recôncavo (atual Camerata Popular da Bahia). O projeto é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) por meio da Seleção Pública do Carnaval Pipoca 2013.

Fotos: Wilson Militão

scroll to top