Home » Revista » Ubirajara Fidalgo recebe homenagem no Teatro de Arena (SP) | Funarte

Ubirajara Fidalgo recebe homenagem no Teatro de Arena (SP) | Funarte

ubirajara

Montagem da peça ‘Tuti’ (1986), que será lida no Teatro de Arena. Foto: divulgação

A mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada , projeto selecionado por edital da Funarte para ocupar o Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP), presta um tributo nesta quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013, ao dramaturgo, ator, diretor e apresentador de TV Ubirajara Fidalgo (1949-1986). O evento contará com a leitura dramática de Tuti , peça escrita pelo teatrólogo com foco em temas como o racismo e a hipocrisia. Está confirmada, também, a participação da cineasta Sabrina Fidalgo, filha de Ubirajara. Além de conversar com os presentes sobre a vida e a obra deste ícone do teatro negro brasileiro, Sabrina exibirá fotos e vídeos do acervo de família.

Fundador do Teatro Profissional do Negro (Tepron), Ubirajara Fidalgo sempre defendeu a profissionalização de atores e diretores afrodescendentes associada a uma escrita dramatúrgica própria, que retratasse a realidade da população negra e as questões a ela ligadas. “A verdadeira base para o teatro negro é o texto”, dizia. O diretor também sustentava que teatro depende de bilheteria e que, para atrair o público (negro ou branco) com poder aquisitivo, eram necessárias produções de qualidade. No Tepron, aliou a montagem de textos teatrais tradicionais a questões relevantes na abordagem do racismo e da discriminação no Brasil contemporâneo. Foi pioneiro ao levar aos palcos debates políticos de cunho social com a participação e interatividade do público, e precursor na inclusão de atores de periferias e favelas em uma companhia de teatro profissional, com oficinas e workshops profissionalizantes.

O último trabalho em vida do dramaturgo foi em 1985, com a encenação da peça Tuti no Teatro Calouste Gulbenkian, hoje Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro. O espetáculo permaneceu um ano em cartaz, tendo Ubirajara Fidalgo como seu diretor e coprodutor.

A mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada foi idealizada pelo dramaturgo Aldri Anunciação (Namíbia, Não!), com o intuito de dar visibilidade aos novos dramaturgos negros brasileiros e contemporâneos. Além disso, pretende ser um espaço de reflexão sobre a história do teatro negro brasileiro.

Serviço:

Mostra Nova Dramaturgia

scroll to top