Home » Blog » UFBA: Tentativa de fraudes nas cotas raciais é discutida nesta terça (01)

UFBA: Tentativa de fraudes nas cotas raciais é discutida nesta terça (01)

Amanhã (01),  será realizada a III Reunião aberta do Comitê Contra as Fraudes nas Cotas Raciais – UFBA, na Biblioteca Central da UFBA, localizada em Ondina, a partir das 15h. Entre as pautas estão a avaliação das ações construídas pelo Comitê e o calendário de Lutas.

De acordo com os organizadores, a Universidade Federal da Bahia passa por um momento extremamente delicado por conta das denúncias de fraudes na autodeclaração racial no ingresso por meio das cotas raciais. O Comitê Contra as Fraudes nas Cotas Raciais – UFBA catalogou cerca de vinte e cinco casos de possíveis fraudes na autodeclaração racial, em especial em cursos mais disputados como Medicina, Direito, Psicologia e Engenharias. O que, segundo a organização, é bem diferente do que foi noticiado pelo pró reitor de graduação Penildon Silva Filho em entrevista cedida ao Correio*, na qual o mesmo afirma que não há nenhuma denúncia formalizada.

participantes do debate que aconteceu no dia 12 de julho na Faculdade de Direito da UFBA

“A primeira denúncia foi em âmbito administrativo, feita a reitoria anonimamente por estudantes no mês de maio, a qual foi respondida pelo pró reitor Penildon Silva Filho, com a afirmativa que não teria o que fazer pois os estudantes citados se enquadram nos critérios do edital, ou seja, a universidade se omitiu e não instaurou nenhum processo de apuração mesmo com fotos dos possíveis fraudadores anexadas à denúncia para comprovar os seus fenótipos brancos. Ademais, foi feita a denúncia com cerca de vinte e cinco casos de indícios de fraudes no ingresso na UFBA através das cotas raciais e de possível omissão da universidade na fiscalização da política pelo Comitê Contra as Fraudes nas Cotas Raciais – UFBA ao Ministério Público Federal, a universidade já foi notificada pelo MPF e tem até o dia 11 de agosto para dar sua resposta sobre a questão”, informa o Comitê.

No dia 12 de junho,  o Comitê Contra as Fraudes nas Cotas Raciais – UFBA organizou debate na Faculdade de Direito sobre “Cotas Raciais e Bancas de Verificação” com as participações da Dra. Livia Sant Anna Vaz (MP-BA), Prof. Samuel Vida (UFBA), Profa. Marcilene Lena Garcia de Souza (IFBA), Profa. Denise Carrascosa (UFBA) e  Alex Vasques (UFBA), um dos organizadores da ação que teve o objetivo de aprofundar a discussão no sentido de combater as fraudes com mecanismos que busquem coibir e contribuam para garantir a efetividades da Lei de Cotas 12.711/12.

Da Redação.

scroll to top