Este ano a universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza seu último vestibular tradicional. A um mês da realização das provas, a instituição anunciou mais uma mudança no processo seletivo. Saí o sistema “Argumento de Inclusão” e entra a Lei de Cotas, sancionada pela presidenta da Republica, Dilma Rousseff, e publicada no Diário Oficial da União no último dia 15.
Com a adesão a Lei das cotas, a instituição está destinando 420 vagas (12,5%) de total de 3.015 destinadas ao vestibular tradicional aos cotistas. As outras 3.015 que completam o total de vagas são definidas pelo sistema de seleção unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) como forma de ingresso.
Na UFRN, os 50% de cota que a lei determina serão alcançados em quatro anos, aumentando a cada ano 12,5%%. A Lei substitui o sistema “Argumento de Inclusão”, por meio do qual a instituição oferecia um acréscimo de 10% na nota final do estudante que tivesse freqüentado a escola pública desde a 6ª serie do ensino fundamental.
A presidente da Comissão Permanente de Vestibular da UFRN (COMPREVE), Magda Pinheiro, explicou que como a universidade já adotava o Sistema de Argumento ficou mais fácil aderir a Lei de Cotas. ”Não houve grande mudança, pois o público que irá ingressar na UFRN já ingressava na instituição por meio do argumento de inclusão”, disse. No ano passado, o percentual de aprovados na UFRN por meio do argumento de inclusão foi de 12,5%, o mesmo índice exigido pela Lei de Cotas.
Magda Pinheiro destacou que os critérios de desempenhos serão mantidos. Com isso, mesmo com a Lei de Cotas, os candidatos terão que atingir o ponto de corte mínimo de 450 pontos para garantir a aprovação.
“Não é porque o candidato é negro que o seu ingresso na UFRN está garantido. Ele tem que passar pelos critérios de desempenho”, explicou a presidente da comperve.
A presidente explicou que, no ultimo dia do vestibular, que acontece de 25 a 27 de novembro, o candidato receberá um formulário para definir se quer concorrer pelo sistema de cotas, ou se