25/05/2018 | às 10h10
Espetáculo traz o debate sobre novas estruturas familiares para o público infantil
O espetáculo “Dona Felicidade” faz ultimas apresentações neste final de semana no espaço Xisto Bahia, às 15h, com ingressos custando R$ 10 (meia).
A peça debate preconceitos e discriminação para o público infanto-juvenil, transitando pelo universo lúdico do imaginário infantil, além de discutir ética, cidadania, o papel de cada um na preservação da natureza.
O espetáculo tem texto e direção de Natan Duarte e elenco da Cia Beluna de Arte. A trilha sonora é composta por clássicos de grupos como “Trem da Alegria” e “Balão Mágico”, referências musicais juvenis das décadas de 80 e 90. Mesmo tendo a criança e o adolescente como o centro do enredo, toda a família está presente no texto e na atuação.
“O nome da peça DONA FELICIDADE surge da pergunta que nos fazemos a cada dia que acordamos, levantamos da cama e seguimos nossa meta, apoiados na certeza vã de que a felicidade será conquistadas no futuro. Na nossa peça, a felicidade está em cada momento da aventura e no questionamento do que vem a ser felicidade”, conta Natan Duarte, diretor da peça.
Apesar de ser um espetáculo infantil é um momento que tem contemplado toda família. “Temos tido belos depoimentos do público adulto que leva os baixinhos ao teatro. A trilha sonora da década de 80/90 leva os pais para uma época em que a felicidade se encontrava no brincar de ioiô ou ao comer um chocolate,” conclui Natan Duarte.
Confira a sinopse:
A peça conta a história de Sofia, uma menina triste e ranzinza, que mora com o Vovô, que acha que é Dom Quixote e que qualquer moinho de vento é um dragão, e com a tia Josefina, que vive limpando e arrumando tudo e a trata como uma criancinha.
Numa noite como outra qualquer, após mais uma briga familiar, Sofia acorda assustada com a inusitada visita da Fada da Noite, que lhe dá uma péssima notícia: a Dona Felicidade desapareceu do Planeta!
Enfrentando piratas e bruxos, viajando da Grécia antiga à Lua, conversando com índios e animais, descobrindo a China e o fundo do mar, essa família terá apenas uma noite para cumprir uma importante missão: resgatar a Dona Felicidade!
Beatriz Almeida é repóter-estagiária do Correio Nagô. Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo.