Experiência inovadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC – da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto Universidade das Quebradas ganha dimensão nacional ao se lançar em rede. A iniciativa conjunta com o Media Lab UFG é uma realização do Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais – 9a Edição, tendo as Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como parceiras. O seminário que vai definir as ações em rede se realiza nos dias 5 e 6 de março, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, no Flamengo, Zona Sul da capital fluminense.
O projeto consolida um novo ambiente de troca entre saberes e práticas de criação, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia. Por sua vez, o aluno se compromete a compartilhar o conhecimento adquirido em seus grupos e comunidades , dando apoio às novas turmas do projeto. Essa metodologia criada pela Universidade das Quebradas, que toma por base o conceito de ecologia dos saberes de Boaventura de Souza Santos e Felix Guattari, tem se mostrado, nesses quatro anos de existência do projeto, um instrumento pedagógico de ponta e com resultados surpreendentes.
A metodologia utilizada na Universidade das Quebradas em rede é desenvolvida a partir de um estudo preliminar de articulação entre os polos participantes e de um seminário de definição de ações em rede. Em princípio, o modelo metodológico presencial da Universidade das Quebradas será o eixo das ações em rede, que consiste em desenvolver ações concretas e definir estratégias de articulação entre dois eixos de qualificação: o domínio do conhecimento e a conscientização do poder político desta aquisição. O compromisso de disseminação dos resultados obtidos faz parte intrínseca desta metodologia. O programa vem atuando em cinco áreas de produção cultural: literatura, artes visuais, teatro, dança e música .
Os alunos são selecionados a partir de editais, um para cada região parceira . A seleção dos participantes leva em conta, além do potencial do candidato, seu poder como multiplicador desta experiência.