Entre os dias 26 e 30 de julho, a 9ª edição do Julho das Pretas – Para o Brasil Genocida Mulheres Negras recebe o V Encontro das Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas, promovido pela Associação Protetora dos Desvalidos ( SPD) e a Rota dos Quilombos (RQ). O tema escolhido para esse ano é Fomento a Participação Política das Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas no Atual Contexto Social, que será a bussola orientadora das discussões.
Ao longo dos últimos 5 anos, o EIMNU tem desenvolvido ações envolvendo territórios locais, nacionais e internacionais num esforço para ouvir as mulheres negras urbanas e quilombolas e construir estratégias de participação e resistência. Angola e Cabo Verde já confirmaram presença pelo quarto ano consecutivo, o Ceará também estará presente e, na Bahia, serão dez territórios fazendo a discussão e construindo laços de cidadania.
Por causa da pandemia, o evento será online, mas, entre os dias 26 e 30 de julho, as mulheres estarão reunidas presencialmente nos respectivos territórios discutindo subtemas ancorados no tema principal. No dia 31 de julho, o debate prossegue no ambiente virtual através de uma transmissão pelo Facebook.