Home » Blog » Vale do Dendê lança edital para impulsionar pequenas produtoras de áudio na Bahia

Vale do Dendê lança edital para impulsionar pequenas produtoras de áudio na Bahia

Foto: Divulgação

No próximo dia 08 de outubro, a Vale do Dendê lançará um edital específico para fomentar o o desenvolvimento de pequenas produtoras de música e podcast. O projeto deve impactar cerca de 500 profissionais dessa indústria na Bahia.. A ação é fruto de uma doação inédita do Spotify e servirá como investimento nos próximos dois anos em pequenas empresas do segmento de áudio lideradas por afrodescendentes.

A iniciativa tem como objetivo impulsionar o ecossistema de podcast e música da Bahia, reconhecido como um dos principais celeiros musicais e de criatividade do Brasil e será especificamente voltada para Salvador e sua Região Metropolitana. A doação prevê uma série de ações como a incubação, networking, treinamento de negócios e investimento financeiro em 45 pequenas produtoras e o impacto indireto em cadeia para cerca de 500 profissionais da indústria.

Sobre a Vale do Dendê
A Vale do Dendê é uma organização social, que desde 2017, tem fomentado o empreendedorismo local com foco em diversidade e segmentos periféricos, com programas de aceleração em áreas como: economia criativa, gastronomia e tecnologia.

A organização possui hoje 150 empresas aceleradas e já impactou indiretamente mais de 800 empresas com seus programas de treinamento. Alguns dos principais cases do programa de aceleração da Vale do Dendê são a empresa de moda Dendezeiro, a empresa de jogos Aoca Game Lab, a de logísica Infleet, a HealthTech AfroSaúde e a startup de delivery em comunidades TrazFavela.

A escolha de Salvador, na Bahia, para a doação do Spotify que viabilizará o programa é pelo fato do potencial e diversidade da cidade que é reconhecida como Capital da Música pela UNESCO desde 2016 e o berço de movimentos culturais importantes para o Brasil como Samba, Tropicália, blocos afro, Axé Music e mais recentemente estilos como o Pagodão, Pagotrap e outras vertentes de música baiana contemporânea apelidadas por alguns produtores de “Nova Música Baiana”.

Segundo Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, “Esperamos que esse investimento possa acelerar ainda mais o ecossistema de áudio em Salvador e em sua Região Metropolitana. Queremos que os criadores e grupos musicais daqui possam ganhar cada vez mais espaço, levando inovação e criatividade para além das fronteiras locais. A cultura da Bahia precisa ser divulgada para o mundo”.

Nesse sentido, o projeto prevê também intercâmbios com artistas e produtores de cidades com semelhanças culturais com Salvador, como Nova Orleans e Atlanta nos Estados Unidos, Cali na Colômbia e Accra em Gana.

Além disso, a Vale do Dendê organizará um espaço para a realização de eventos para o ecossistema de música com lives, ensaios e treinamentos semi presenciais.

Edital

O edital será aberto para pequenas produtoras de música e criadores de conteúdo em podcast no próximo dia 08 de outubro e ficará disponível até dia 22 de outubro, no site da Vale. As vagas serão destinadas para empresas formalmente constituídas (incluindo Micro Empreendedores Individuais) de Salvador e sua Região Metropolitana (Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz).

scroll to top