Salvador sediará no próximo dia 23 de novembro, entre as 13h e às 18h30, no Palácio Rio Branco – Praça Municipal / Centro Histórico, o Seminário para Lançamento do Edital da Aceleradora Vale do Dendê.
Fruto da união entre o publicitário Paulo Rogério Nunes, o Prof. Dr. Hélio Santos, a relações públicas Ítala Herta e o jornalista Rosenildo Ferreira, a Aceleradora surge com a missão de impulsionar startups nas áreas de design de moda, gastronomia artes (música, literatura e audiovisual) e tecnologia, por meio de investimentos – diretos e indiretos – de até R$ 200 mil reais, oriundos de parcerias e financiamentos do setor privado
Segundo Paulo Rogério – consultor afiliado da Universidade Harvard, “Salvador, por questões estruturais, ainda não faz parte do cenário internacional quando o assunto é economia criativa. Inspirado em iniciativas que usam esta economia como vetor de desenvolvimento – a exemplo de Cartagena, Medellin e Nova Orleans – acreditamos que o desenvolvimento das cidades (e aqui nos referimos especialmente a Salvador), acontecerá quando esses ativos culturais de viés econômico forem valorizados de verdade”, afirma.
Servindo como base de apoio e espaço de desenvolvimento, a Aceleradora ocupará a partir de 2018 um casarão situado no Pelourinho – Centro Histórico, com o objetivo de conectar os empreendedores de todos os cantos da cidade – especialmente os jovens moradores das periferias – que terão a oportunidade de acessar programas inovadores nas áreas de qualificação técnica e mentorias voltadas para o desenvolvimento de negócios disruptivos.
Para Itala Herta – diretora operacional da Vale do Dendê, “Vivemos um momento ímpar de destaque para as novas produções artísticas, musicais e culturais da cidade. Podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que é chegado o momento de promover e estimular um olhar devolutivo para Salvador, estimulando o potencial criativo do soteropolitano e dando escala protagonizada para as produções que até então estavam invisibilizadas.”, conclui.
Na oportunidade, será também apresentado o resultado de uma pesquisa digital sobre a marca SALVADOR usando recursos deBusiness Intelligence e Inteligência Artificial em uma parceria da aceleradora Vale do Dendê e a agência de publicidade Peppery de São Paulo. O evento contará ainda com a palestra “Fazendo o melhor, da melhor maneira em Salvador”, proferida pelo Prof. Dr. Hélio Santos (chefe das mentorias e responsável pela articulação com o poder público e a academia na Vale do Dendê), além de visita técnica à sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC-BA) e apresentação do grupo Duo B.A.V.I.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Para conhecer mais sobre a Vale do Dendê e a Aceleradora acessewww.valedodende.org.
Ancestralidade e olhar no futuro
Quando o assunto é Economia Criativa, poucas cidades do Brasil e do mundo possuem a efervescência cultural e as infinitas possibilidades de Salvador. De certa forma, este potencial sempre foi subutilizado, no entanto, inúmeros indicadores sinalizam que estamos diante de um novo cenário.
Entre os fatores que vêm colaborando para a atração dos investidores estão os projetos destinados à modernização da infraestrutura da cidade em diversas dimensões – desde a mobilidade urbana até a valorização do conjunto arquitetônico situado no Centro Histórico. Na vertente acadêmico-tecnológica, a primeira capital do Brasil também vem apresentando novidades: a inovação que brota nas periferias está conquistando cada vez mais espaço no cenário maker do Brasil e do exterior.
SAIBA MAIS | EQUIPE VALE DO DENDÊ
Paulo Rogério Nunes
Publicitário e empreendedor. Cofundador do Instituto Mídia Étnica, do Portal Correio Nagô e consultor em diversidade. Com vasta experiência no estudo sobre mercados multiculturais e inovação social, ele já percorreu 20 países participando de atividades sobre o tema da diversidade. Em 2011, recebeu um prestigioso fellowship prof
Ítala Herta
Relações públicas (UNIFACS-BA), produtora Cultural de eventos e projetos de médio e grande porte. Possui ampla experiência em relacionamento comunitário, mobilização comunitária, mapeamento e mediação cultural. Pesquisadora e Comunicadora independente da cultura negra periférica e popular. Associada da SILO – Arte e Latitudes Rurais, organização nacional instalada na zona rural do Rio de Janeiro com foco de atuação no protagonismo feminino, tecnologias, inovação, projetos e práticas colaborativas.
Rosenildo Ferreira
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (RJ), possui grande experiência na área: atuou nas redações do Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo e IstoÉ DINHEIRO. Foi eleito por três vezes (em 2014, 2015 e 2016) um dos “Mais Admirados Jornalistas Brasileiros”. Em setembro de 2013, Rosenildo liderou a criação do Projeto Colaborativo 1 Papo Reto, uma plataforma de mídia dedicada à promoção do debate da sustentabilidade e do empreendedorismo. Além de gerir a startup e escrever artigos e reportagens para o portal 1 Papo Reto (www.paporeto.net.br), o jornalista também assina a coluna “Empreendedorismo Sustentável” no site da revista IstoÉ DINHEIRO e escreve, pro bono, para o portal Afobrasileiros.net. Na área social, integra o Conselho Consultivo da Afrobras, de SP, mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares. Palestrante e escritor, ele é autor do livro “Histórias Inspiradoras – conheça 50 empreendedores sustentáveis que fazem do mundo um lugar melhor” (2015). Atualmente, cursa MBA em Gestão da Comunicação e Marketing Digital na FAAP-SP.
Hélio Santos
Doutor em Administração (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1989). Mestre em Finanças (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1980). Graduado em Administração de Empresas (FAMCE) (1970). Consultor da Pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”. Palestrante e consultor na área de gestão da diversidade (inclusão de mulheres, negros e pessoas com deficiência no mundo corporativo). Autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso”, ensaio que explicita o vínculo entre desenvolvimento e inclusão sociorracial. Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD e Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial. Atuou como Consultor na área de Gestão da Diversidade para diversas organizações como Banco Real, Itaú-Unibanco, CPFL, Grupo Abril, Fundação Ford, Fundação Kellogg, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Salvador, entres outras.
PROGRAMAÇÃO
10h – Saída para o Centro Histórico e visita à sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC-BA), com patrocinadores e parceiros
12h – Almoço livre (Pelourinho)
13h – Credenciamento
13h20 – “Fazendo o melhor, da melhor maneira em Salvador” – Prof. Dr. Hélio Santos
13h50 – Lançamento do Edital de Aceleração de Negócios (Método de trabalho, inspirações, parcerias e contrapartidas sociais) – Ítala Herta, Paulo Rogério Nunes e Rosenildo Ferreira
15h30 – Por que Salvador?
(Apresentação dos patrocinadores, parceiros estratégicos e conselheiros)
16h30 – Coquetel e networking
17h – Apresentação do grupo Duo B.A.V.I.
18h30 – Encerramento