Home » Revista » Velha Guarda da Mangueira estará no carnaval de Salvador

Velha Guarda da Mangueira estará no carnaval de Salvador


Duas das mais tradicionais entidades de samba se unirão na folia baiana

Velha Guarda da Mangueira estará no carnaval de Salvador

  Para comemorar seus 38 anos de carnaval, o Alvorada, mais antigo bloco de samba da Bahia, convidou a Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira, mais popular escola de samba do carnaval carioca. Referência para o samba brasileiro e celeiro de grandes artistas, como Cartola, Beth Carvalho, Alcione e o saudoso Jamelão, a Mangueira será representada no carnaval baiano pela Velha Guarda, que tem como missão a preservação da história da agremiação criada na década de 1920, período de formação do samba brasileiro. Para animar a sexta-feira de carnaval, 08 de fevereiro, o bloco Alvorada referenciará a tradição do samba com a ala de canto da Velha Guarda da Mangueira, formada por ritmistas e puxadores.

“É muito bom ver juntas duas tradições do samba no Brasil. Eu gostaria que a pessoa que levou o samba de Salvador para o Rio de Janeiro, Tia Ciata, estivesse viva para desfrutar desse encontro. Por isso, essa homenagem vai para ela”, afirma o presidente do Bloco Alvorada, Vadinho França. Para ele, o Alvorada mantém a sua tradição por meio das referências que leva para o carnaval e também por manter vivo o autentico samba.

Com primeira formação criada em 1956, a Velha Guarda da Mangueira é referência na conservação do samba de raiz e ainda conserva integrantes com quase meio século de entidade. O grupo inspirou letras de músicas de artistas como Cartola, Chico Buarque e muitos outros. O CD Vol.1, lançado em 1999, teve indicação para o Grammy 2000, o que rendeu para a Velha Guarda uma turnê pela Europa em 2000 e 2005.

Velha Guarda da Mangueira estará no carnaval de Salvador

2013 – Outros nomes consagrados do samba já estiveram presentes na trajetória do Alvorada, como Dona Edith do Prato, Roberto Mendes, Almir Guineto, Jorge Aragão, grupo Fundo de Quintal e Neguinho da Beija-Flor. Este ano, já confirmaram presença no Bloco Alvorada, o cantor da Escola de Samba Salgueiro, Marquinhos Sathan, os sambistas Raimundo Sodré, Valdélio França, Gal do Beco e Aloísio Menezes e os grupos Bambeia, Anjo Bom e Tempero do Samba.

As camisas já estão à

scroll to top