Home » Blog » Videobrasil Online estreia exposição ‘Confinamentos’ com curadoria assinada pela escritora Juliana Borges

Videobrasil Online estreia exposição ‘Confinamentos’ com curadoria assinada pela escritora Juliana Borges

Até o próximo dia 04 de julho, o público poderá conferir a exposição “Confinamentos”, criada pela escritora Juliana Borges, para a Videobrasil Online. A mostra lança um olhar abrangente para três décadas de acervo histórico da plataforma, selecionando obras que põem em pauta as diversas formas de cerceamento físico e psicológico a que estamos submetidos, indo do encarceramento em massa aos interditos do racismo, da ideia de manicômio às prisões políticas, da criminalização da homossexualidade à perversidade do monitoramento digital. O rojeto reúne obras de artistas como Coco Fusco, Frente 3 de fevereiro, Kiko Goiffman, Megan-Leigh Heilig, Lucila Meirelles, Juvenal Pereira e Alyona Larinokova.

Juliana Borges. Foto: André Zanardo

A programação inclui ainda documentários, intervenções performáticas, vídeo-montagem fotográfica e uma série de narrativas visuais que somam uma ampla gama de indagações ao tema da política criminal, campo de especialização da curadora e foco de seus livros ‘Encarceramento em Massa (2019) e ‘Prisões: Espelhos de Nós’ (2020).

O resultado, para Solange Farkas, diretora do Videobrasil, desenha um exemplo acabado de como uma questão contemporânea pode ser iluminada por um acervo histórico e vice-versa. Os potentes trabalhos de Caco Souza, Erin Coates, Fernanda Gomes, Luciana Barros, Marcello Mercado, Maria de Oliveira, Marta Nehring e Nilson Araújo também estão na exposição.

Para saber mais, acesse o site.

SERVIÇO

Videobrasil estreia exposição online ‘Confinamentos’ | Curadoria assinada por Juliana Borges

Até o dia 4 de julho

Acesso disponível no site.

scroll to top