Home » Blog » VIII Noite da Beleza Negra e Caminhada do Samba mobilizam Sussuarana pela valorização da cultura negra

VIII Noite da Beleza Negra e Caminhada do Samba mobilizam Sussuarana pela valorização da cultura negra

16/11/2018 | às 16h42

A VIII Noite da Beleza Negra agita o bairro de Sussuarana neste sábado (17). A atividade é voltada para a valorização da cultura negra e a mobilização comunitária. O concurso de dança afro que busca resgatar valores culturais através da dança e estética negra ocorre às 19h, no bairro.

Pela primeira vez, o concurso será feito na rua, em ao frente do Colégio Estadual Ruth Pacheco, em Nova Sussuarana. No dia 18 de novembro, em parceria com a GN Produções, os festejos no bairro continuarão com a Caminhada do Samba, a partir das 13h, na Rua do Caminho, na Rua Direta de Sussuarana.

“A caminhada do Samba se integrou este ano sendo um grande parceiro. Iremos fazer uma caminhada tradicional com percussão, grupos culturais e o desfile pelas ruas da comunidade dos campeões da noite”, explica, em entrevista ao Correio Nagô, Ronald Castro, dançarino e mobilizador cultural.

A VIII Noite da Beleza Negra foi idealizado por Danúbia Santos, uma das mobilizadoras culturais, para fomentar a cultura negra dentro do bairro. Inspirando no formato adotado pelo Bloco Afro Ilê Aiyê na Noite da Beleza Negra, no evento de Sussuarana, homens e mulheres a partir dos 12 anos participam do concurso de dança que promove a construção de identidade e auto estima.

Concurso

Para Ronald, o evento tem impacto na autoafirmação e engajamento popular. “Ao longo dos anos o evento vem se tornando algo muito positivo e coerente dentro da comunidade. As pessoas cada vez mais se mostram interessadas a participar, apoiam e fazem o evento acontecer”, afirma.

Entre o corpo de jurados da noite estão: Ângela Guimarães, presidente da UNEGRO; Ivana Sena, editora chefe da Revista Quilombo; André Santana, editor chefe do Portal Correio Nagô  Elivan Nascimento, dançarino e coreógrafo de blocos afros; Genilson Coutinho, editor chefe do Portal Dois Terços; Dj Branco, a drag queen Ferah Sunshine e Naira Gomes, organizadora da Marcha do Empoderamento Crespo.

Há 17 anos com ações realizadas no bairro, a comissão organizadora é formada por lideranças religiosas e comunitária, arte-educadores e representantes de instituições. “Esse encontro de segmentos surge da necessidade de mostrarmos para a sociedade que mesmo sendo um bairro periférico e carente de recursos, Sussuarana tem muita gente preocupada em trazer a valorização da comunidade e a construção da cidadania”, conta Ronald.

Marcelo Ricardo é repórter-estagiário do Correio Nagô.

Com supervisão da jornalista Donminique Azevedo

scroll to top