Há 15 anos o VIVADANÇA Festival Internacional mantém um diálogo intenso com a dança de todos os continentes, somando ao longo desse tempo um total de 248 espetáculos, cumprindo um papel importante na internacionalização da Bahia através da Dança.
Nessa interlocução contínua, contabiliza a participação, durante sua história, de artistas provenientes de 56 países, sendo 20 países de todas as regiões do continente africano, sempre presente na programação, apresentando espetáculos, filmes, oficinas e palestras. No ano passado o VIVADANÇA sedimentou esse espaço com a criação do “Conexão África”, para visibilizar e fomentar ainda mais a ponte com os artistas africanos e o público baiano e brasileiro.
Nessa 15ª edição, que estreia no Dia Internacional da Dança (29 de abril) e segue até o dia 08 de maio, o festival recebe representantes de 17 países.O palco de abertura deste ano é num dos mais importantes patrimônios culturais do Brasil: o Teatro Vila Velha. No dia 29/04, às 18h, o VIVADANÇA estreia no Vila com a exibição presencial de “Somewhere at the Beginning”, espetáculo solo em que a aclamada dançarina e coreógrafa senegalesa Germaine Acogny – “a pioneira da dança africana contemporânea e premiada pelo Festival de Veneza com o Leão de Ouro pelo conjunto da obra – se reconcilia com o seu próprio passado, as raízes que são os pontos de partida para toda a vida, encarnada nas figuras arcaicas que a acompanham.
Tendo saído da África, vivido exilada na Europa e retornado à sua terra natal, a obra de Acogny é também um diálogo entre o Ocidente e o continente africano, sobre a busca de uma identidade que nunca é algo concedido ou adquirido. O diretor franco-alemão Mikaël Serre optou por expressar esse jogo de memória com uma intimidade destinada a evitar as simplificações exageradas da ideologia”. No mesmo dia, a obra de Acogny terá também uma sessão on-line, às 20h, no palco virtual Stage Pluss https://stagepluss.com
Completando a programação de abertura, o VIVADANÇA Festival Internacional também celebra seus 15 anos com a Exposição VIVADANÇA, em que apresenta uma releitura criativa e inspiradora da identidade visual de edições anteriores do festival, concebida pelo multiartista baiano Pedro Gaudenz, a partir de fotografias de João Milet Meirelles, Márcio Lima e Tiago Lima.
Em parceria com o Shopping da Bahia desde 2015, a Exposição VIVADANÇA é uma ação importante que une arte e mercado, trazendo dança para inspiração do público que transita pelos seus espaços no dia a dia de trabalho ou lazer. A curadoria é da coreógrafa e diretora-geral do festival, Cristina Castro. De 29/04 a 08/05, no Shopping da Bahia.