De 20 a 22 de abril, Salvador será a sede do lançamento do World Creativity Festival (Festival Mundial da Criatividade), maior evento integrante do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), principal movimento colaborativo de criatividade do mundo.
Celebrando o 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação instituído em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital baiana viverá uma maratona totalmente gratuita de atividades que objetivam reaproximar as pessoas, acelerar o desenvolvimento de novos talentos, visibilizar quem está fazendo a diferença e proporcionar novos conhecimentos e oportunidades profissionais. As ações ocorrem no recém-inaugurado Doca 1 – Polo de Economia Criativa e no Hub Salvador, localizados no Comércio.
Quatro recortes curatoriais guiam a estrutura da programação: emoções, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. Estas diretrizes se inspiram pelo tema “Celebrar a Vida”, quando se evidencia a necessidade de estimular a energia criativa, capacidade de transformação e a própria alegria após dois anos de pandemia e em meio à crise que ora atravessamos.
A abertura oficial, na quarta-feira (20), a partir das 17h, será no Doca 1. Além da cerimônia com a presença de representantes das entidades realizadoras e parceiras, a fala magna, “Salvador #CidadeCriativa”, ficará a cargo da soteropolitana Monique Evelle, referência em criatividade e empreendedorismo no Brasil.
Fundadora da Inventivos, plataforma de formação de novos empreendedores, ela foi reconhecida pela Forbes, em 2017, na lista de “30 under 30”, dos 30 maiores talentos brasileiros com menos de 30 anos de idade, e depois em 2021, como uma das maiores empreendedoras do país. Também está no rol do “Linkedin Top Voices”, dos 50 profissionais mais criativos do Brasil pela Revista Wired, dos talentos brasileiros mais promissores da comunicação, marketing e mídia pelo Meio&Mensagem e dos 100 empreendedores do ano na América Latina pela Bloomberg Línea. Aos 16 anos, criou o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais, e é autora do livro “Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo”.
A programação pode ser consultada em www.worldcreativityfestival.com.