O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior premiação do cinema nacional entra em sua segunda fase de votação para definir os filmes e profissionais de cinema que se destacaram no ano de 2012.
“Gonzaga de Pai Para Filho” é o filme com maior número de indicações, 15 no total, seguido por “Xingu” (13), “Corações Sujos” (10), “Heleno” (9) e “2 Coelhos” (8).
A atriz e cantora Zezé Motta é indicada ao premio de melhor atriz coadjuvante. Zezé conta que chegou a chorar de emoção durante as filmagens do longa que foi dirigido por Breno Silveira, “Fiz a melhor amiga do Gonzaguinha, que trabalhou para a família a vida inteira e cuidou dele até o último dia”, conta Zezé.
Sua voz poderosa ecoa na história da música brasileira há muito tempo desde os antigos anos setenta, quando Zezé gravou seu primeiro disco solo em que compositores do porte de Rita Lee e Moraes Moreira entregaram canções inéditas para ela gravar. Além disso, sua voz imortalizou clássicos como Trocando em Miúdos de Chico Buarque e Francis Hime e Pecado Original de Caetano Veloso que nunca mais foram as mesmas depois de sua interpretação. E naquele momento também surgia Luiz Melodia em sua vida musical, uma parceria que se mantém integra e vibrante até hoje.
Zezé Motta já atuou em mais de 45 filmes, e em mais de 30 novelas e minisséries. Em 2014, a atriz e cantora comemora 70 anos de vida e 50 de carreira.
Após a primeira fase de votação – restrita aos membros da Academia, os cinco mais votados em cada uma das 25 categorias configuram a lista dos finalistas. A votação dos acadêmicos é auditada pela PwC. Nesta segunda fase, o público também participa da votação para escolher os melhores longas-metragens de ficção, estrangeiro e documentário através do sitewww.academiabrasileiradecinema.com.br ou pela fan page (www.facebook.com/GPdoCinemaBrasileiro). A votação popular começa no dia 25 de outubro (sexta-feira) e termina um dia antes da cerimônia, em 12 de novembro.
Concorrem ao premio de melhor atriz coadjuvante: Andrea Beltrão como Laura por “Os Penetras”, Ângela Leal como Dona Marieta por “Febre do Rato”, Dira Paes como Conceição por “Sudoeste”, Leandra Leal como Silvia por “Boca” e Zezé Motta como Priscila por “Gonzaga de pai para filho”.
Fonte: SRZD